Mesh/Decomposing a mesh for physics shape/pt

From Second Life Wiki
Jump to: navigation, search


Decompondo um mesh quanto ao formato físico

Esta guia é o seguindo passo do processo de upload de modelos.

A física do modelo define como ele colide com outros objetos. Em geral a física tende a ser mais simples que a aparência visual para reduzir a carga de computação. Por exemplo, a parte física de um modelo automobilístico complexo pode ter um cubo. NOTA: Modelos projetados para serem usados como veículos não podem ter custo de física acima de 32.

1. etapa: análise e 2a. etapa: Simplificação. Estas etapas não são obrigatórias para criar a física do seu modelo, mas podem reduzir o peso físico consideravelemente.

Depois de selecionar as opções nesta guia, clique na guia Modificadores.

Use Nível de detalhamento   Selecione esta opção para automaticamente gerar um modelo de física automaticamente, baseado no nível de detalhamento atual. Depois selecione:
  • Mais baixo
  • Baixo
  • Médio
  • Alto

Baixo ou Mais baixo adequam-se à maioria dos usos, e têm custo físico relativamente baixo.

Arquivo   Selecione esta opção para carregar seu próprio modelo físico de um arquivo .dae. Proporciona o maior controle sobre a forma física do seu modelo. Clique em Procurar e selecione o arquivo.

1a. etapa: análise

Selecione as opções desejadas e clique em Analisar.

Método   Selecione o método de decomposição do modelo. Cada método é melhor para um determinado tipo de forma, produzindo os resultados mais precisos e econômicos para o tipo de modelo:
  • Superfície - ideal para formas curváceas e orgânicas, como de animais.
  • Sólidos - ideal para objetos angulares e com interior e exterior bem separados, como edifícios.
  • Malha - ideal para formas altamente complecas, como árvores e galhos.
Qualidade   Selecione o nível de redução na combinação de justaposição de camadas na etapa de decomposição. Alto apresenta os melhores resultados de simplificação, mais o tempo de processamento é maior. Caso tenha problemas de desempenho, faça a Visualização primeiro para confirmar o polimento. Selecione Tapar buracos e passe para Alto para obter os melhores resultados de simplificação.
Liso   Tolerância de fusão de triângulos co-planares. O valor equivaloe ao ângulo entre triângulos adjacentes cuja fusão é permitida. Zero acomoda pequenos ângulos, para que superfícies com leves curvaturas fiquem chatas.

Reduzir o nível de Alisar reduz o custo físico para objetos com superfícies curvas.

Tapar buracos (devagar)   Selecione para preencher quaisquer buracos na representação física do modelo (quando possível) para consertar pequenos erros. Selecionar esta opção também fechará aberturas feitas intencionalmente: não aplique em modelos com aberturas ou orifícios intencionais, como passagens.

2a. etapa: Simplificação

Selecione as opções desejadas e clique em Simplificar.

Método   Selecione um método de simplificação:
  • Manter %: Selecione o percentual de capas a manter da análise original.
  • Detalhe: Reduz a complexidade do modelo físico segundo a barra de ajuste Nível de detalhamento.
  • Melhor detalhamento: Similar ao Detalhamento, mas é melhor para manter aberturas.
Passes   Aumente para criar menos capas juxtapostas e uma representação geral da forma física do modelo mais exata.
Nível de detalhamento   Diminua para preservar mais detalhes sutis durante o processo de simplificação. Aumentar esta configuração reduz o custo físico, porém com menor precisão do modelo físico. Para muitos modelos, grande parte da simplificação ocorre a valores bastante baixos, entre 0,0 e 0,3. Acima disso, o modelo físico é reduzido a uma única capa.
Visualização   Ajuste a barra Visualização para ampliar as capas que perfazem o modelo físico. Útil para objetos com muitas capas para localizar e examinar capas que não teria boa visibilidade.