Outfits/pt

From Second Life Wiki
Jump to: navigation, search

Roupagens

Salvando uma roupagem

Você pode salvar as suas roupas e seus acessórios como se fossem uma roupagem (Seria como uma pasta que contém tudo o que deseja a usar). Quando você arrasta a pasta roupagem sobre si mesmo, você vai instantaneamente mudar para a forma do avatar, das roupas e/ou dos anexos que estão na pasta.

As pastas roupagens podem ser manualmente criadas, mas é muito mais fácil deixar que o Visualizador do Second Life faça o trabalho para você.

  • 1. Anexe ou vista as roupas que você deseja montar como se fosse uma roupagem.
  • 2. Clique com o botão direito do mouse no seu avatar e selecione: Minha aparência.
  • 3. Clique no botão: Salvar como.
  • 4. Digite o nome da sua roupagem na caixa de diálogo.
  • 5. Clique em: OK.
  • 6. A pasta de sua nova roupagem estará localizada no seu Inventário, dentro da pasta: Meus looks.


KBtip2.png Dica: Adicionando um registro de data para as suas roupagens, vai permitir manter um histórico de como a aparência do seu avatar evoluiu. Basta anexar a data no início do nome da sua roupagem é clicar em: Salvar como. As roupagens são então classificadas em ordem cronológica, com os trajes mais recentes situados na parte inferior.
KBnote.png Observação: Qualquer item da sua roupagem que seja não copiável é movida para a pasta da nova roupagem. Os demais itens apenas são copiados.

Links no Inventário

Um link (ligações) do Inventário aponta para um item original que está no Inventário. Esta ligação é totalmente referencial, depende do original, e não carrega nenhuma propriedade que possa ser modificada, a não ser no original. Um link sempre é mostrado em itálico tendo a palavra (link) ao seu lado:

Qual é o ponto?

Os links tornam mais fácil alternar os conjuntos de roupas ou toda a aparência do avatar

Anteriormente, no Visualizador versão 1.23 e anterior, para fazer uma nova roupagem tinha que copiar todos os itens copiáveis e mover os itens não copiáveis para uma única pasta. Você não podia incluir um item não-copiável em múltiplas pastas de roupagens do seu avatar.

Agora para criar uma nova roupagem basta apenas criar um link para cada item do seu Inventário. Isto permite criar vários links para um único item.

Aqui está um exemplo comum:

  • Você vai às compras e adquire diversos itens de vestuário, cada um deles vem em sua própria pasta.
  • Alguns desses itens apresentam múltiplas variações em suas próprias pastas, que você não vai usar todos de uma só vez, como uma saia que vem em vários comprimentos, ou cabelos que vem em várias cores.
  • Se você quiser usar esses itens como uma roupagem coesa para futura recuperação, para que você não precise perder tempo pesquisando em cada pasta.
  • Mas, você não deseja desmontar a estrutura da pasta original, pois pode haver outros itens nelas, como documentação que pretende preservar. (Artigos relacionados a moda muitas vezes incluem um "read me" em um notecard, um marco (landmark) da loja, e às vezes uma textura com uma pré-visualização da imagem do artigo adquirido)

Ao salvar uma nova roupagem, é criada uma pasta que contém apenas link (ligações) para todos os itens que você está usando. Assim você pode em alguns cliques, facilmente usar todos os itens que estão ligados ao conteúdo da pasta.

Você poderá criar uma roupagem de casamento, para festa dos anos 80, de vampiro, de praia, social, etc.

Um link é o mesmo que uma cópia?

Absolutamente não!

KBcaution.png Importante: Tenha cuidado ao excluir itens originais, se você fez links para eles. Excluindo um item original, todos os links relacionados a ele, vão se romper.

Enquanto os links podem ser convenientes quando você deseja colocar o mesmo item em diversas pastas de roupagens, cada link é inteiramente dependente do item original.

Tenha em mente que os links são apenas referências sem uma única propriedade. Por exemplo, você pode renomear um item copiado, mas você não pode renomear um link.

Como faço para encontrar os links em meu Inventário?

  • Busque no seu Inventário pela palavra: ("link") e verá todos os links existentes.
  • Para encontrar o item original que um específico link está conectado, clique com o botão direito do mouse no link e escolha: Encontrar original.
  • Inversamente, se você clicar em um item original no seu Inventário, você pode encontrar todos os links apontando para ele, clicando no ícone engrenagem situado na parte inferior da janela e escolher: Encontrar todos os links.

Como faço para criar novos links?

Você não pode arbitrariamente criar um link através do usual menu suspenso do botão direito do mouse. Para criar links, os itens devem estar sendo vestidos ​​no seu avatar, e assim você deve criar uma nova roupagem.

Você pode fazer isso clicando com o botão direito no seu avatar e selecionando: Minha aparência, e abrindo a janela: APARÊNCIA e clicando em: Salvar como. Quando solicitado, de um nome a sua nova roupagem, que irá ajudá-lo a posteriormente a identificá-la mais facilmente.

Os links podem contudo, ser excluídos de seu Inventário, assim como qualquer item original:

  • 1. Clique no ícone Inventário na janela do seu Visualizador.
  • 2. Clique na guia: INVENTÁRIO.
  • 3. Encontre o link que deseja excluir. Ele pode estar na pasta: Meus looks.

Pressione a tecla: Delete ou clique com o botão direito do mouse no link e escolher: Apagar.

KBnote.png Observação: Se está vestido o item, escolha no Inventário por: Tirar de si mesmo, então novamente clique com o botão direito do mouse e selecione: Apagar. Isso colocará o link na pasta: Lixo.
KBnote.png Observação: Os links são sempre dependentes dos itens originais, nunca o contrário. A exclusão de um link não afeta de qualquer maneira o item original. O inverso não é verdadeiro: a exclusão de um item, rompe todos os links que levam a ele.

Avançado

Este método permite criar ligações arbitrária para qualquer tipo de item, sem ter que criar uma roupagem.

KBwarning.png Aviso: Este método não é oficialmente suportado, por isso não espere que ele funcione de forma confiável. Você só deve fazer isso é você se sentir confortável com coisas de nerds.
  • 1. Ative o menu avançado.
  • 2. Selecione: Avançado > Mostrar Menu Desenvolver ou Show Develop Menu.
  • 3. Depois selecione: Desenvolver > Mostrar menu admin. (Isso pode mostrar-lhe coisas que parecem ser assustadoras, mas você realmente não pode fazer.)
  • 4. Vá para o seu: Inventário, clique com o botão direito do mouse e escolha: Copiar.
  • 5. Clique com o botão direito do mouse em uma pasta ou item do seu Inventário e escolha: Colar como link. Um link vai aparecer.

Será que vestindo um link também visto um item original?

Não exatamente. Lembre-se, o link apenas aponta para o item original. Você não está realmente usando o link em si, o link diz a você (1) o nome do item original e que o original (2) esta vestido.

Portanto, se você "vestir" um link no seu Inventário, todas as instâncias da ligação tornam-se em negrito, assim como o item original. Isto não significa que você está vestindo várias cópias da mesma coisa, porque, para dar ênfase: os links não são cópias.

Uma roupagem pode conter uma mistura de itens originais e links?

Sim. Isso só acontece se você manualmente arrastar itens originais para uma pasta de roupagem. Isso não acontece se você usar o: Salvando uma roupagem, como descrito acima, porque isso sempre cria links para itens originais.

Da mesma forma, uma roupagem pode conter itens totalmente originais, sem links, que pode ser o caso se você arrastou uma "pasta de roupagem" para a pasta do sistema: Meus looks.

Sabemos que em alguns casos é desejável fazer cópias de uma roupagem de itens originais, por exemplo, se você é um criador de conteúdo e está fazendo variações da cor de um terno. Por isso estamos estudando possibilidade de futuramente implantar esta funcionalidade.

Se eu copiar um item original e modificá-lo, irá os links criados ser uma cópia independente?

Sim. Eis o porquê: a cópia de um item original e em seguida, modificá-lo, resulta na cópia que está sendo a sua própria única instância. (Você pode verificar isso clicando em um item do seu Inventário e escolhendo no menu suspenso por: Copiar item UUID e em seguida, cole isso em um notecard. Por exemplo, faça uma copia de uma camisa, depois altere a sua cor, e então compare os UUIDs da camisa original e da copiada e alterada.)

Portanto, os links para uma cópia de um item, tratam essa cópia como se fosse o próprio "item original". Se você fizer uma cópia do "item A" chamado "item B" e tem um link apontando para o "item B", apagando o "item A", não rompe este link.

Mais uma vez com muita atenção, não confunda os links com cópias de itens originais. Eles são diferentes.

Criar links causam problemas no Inventário?

Se você está se referindo especificamente ao tempo total que o inventário exibe: "Carregando X itens..." depois que você limpou o cache, os links contam da mesma forma que os outros itens de seu Inventário. Por exemplo, se você fosse criar 100 roupas e cada uma conte-se 10 links, teria o mesmo efeito quanto a carga de 1.000 itens originais. Você pode imaginar isso como uma se fosse uma gigante planilha, onde cada item original e cada link, ocupa-se uma linha. Tenha em mente que este é um exemplo simplificado, outros fatores como o lag do servidor também pode afetar o tempo de carregamento.

No entanto, existem vantagens de usar os links:

  • 1. De sua perspectiva, a conveniência é uma grande vantagem dos links. Enquanto ele ainda leva tempo para carregar o seu Inventário, especialmente se você tiver 10.000 itens, pode levar menos tempo para alternar entre as roupagens, em vez de gerenciar um conjunto de pastas com roupagens, como era o caso antes do lançamento do Visualizador versão 2.0.
  • 2. Do ponto de vista técnico da Linden Lab, reduzindo a necessidade de cópias redundantes dos mesmos itens usados ​​em múltiplas roupagens, é salvo um espaço nos servidores. Os links do Inventário contam como uma "entrada" no nosso banco de dados, mas não existe um correspondente ativo, de modo que o item original que é referido pelo link não levar até o dobro (ou mais), do espaço como seria uma cópia.

A Linden Lab recomenda que você mantenha a contagem dos seu item de inventário relativamente baixa. Você não iria querer uma mochila cheia de verdadeira desordem, não é? Periodicamente faça arquivamento ou apague itens que você nunca vai usar e isso no futuro pode economizar tempo.

Ressalvas

Algumas destas limitações podem no futuro, serem alteradas. Elas incluem problemas comuns onde a Linden Lab é questionada com freqüência. A partir do Visualizador de 2.0.1, é importante saber que:

  • Os links não podem ser livremente copiados e colados.
  • Quaisquer alterações feitas a um item original, vai afetar todos os links. Em outras palavras, não importa quantos links apontem para um item original, existe apenas um item original. Por exemplo, digamos que você tenha um chapéu preto não-copiável que você lincou a duas pastas de roupagens. Você quer que o chapéu permaneça em uma pasta de roupagem preta colocada dentro de uma pasta de roupagem verde. Isto não vai funcionar, desde que a ligação simplesmente aponta para o original, e não burla o sistema de permissões, através da criação de novas cópias.
KBnote.png Observação: Renomear um item original também renomeia os links para ele. Todas as propriedades de um link são dependentes do item original.
  • Em certas circunstâncias os links podem exibir que estejam incorretamente rompidos, por exemplo, se um item do Inventário ainda não foi carregado, o link parece estar rompido. Espere e veja se resolve. Se isso não funcionar, tente clicar com o botão direito do mouse no link e selecione: Encontrar original, para confirmar.
  • Fazendo o rezzing um objeto não-copiável, o link vai indicar estar rompido. Isto acontece porque um link depende de uma única chave do objeto, ou seja, do seu UUID. Se você remover um item não-copiável do seu Inventário, o link nada tem para apontar. Tomando o item de volta ao Inventário, não vai restaurar o link. Se você deseja editar um anexo não-copiável, a solução é editá-lo enquanto estiver anexado, ao invés de jogar no chão. Você vai receber um aviso antes de jogar no chão um anexo, mas não vai informar que o link será rompido.
  • Encontra os originais que estão vinculados apenas na guia: Meu inventário, e não na guia: Meus looks. Mas Meus looks é um subconjunto do: Meu inventário que exibe apenas os itens originais e links que estão dentro da pasta do sistema: Meus looks, com cada roupagem em sua própria pasta com este ícone:

Veja também