Parcel encroachment/pt

From Second Life Wiki
Jump to: navigation, search
KBnote.png Note: Esta página apresenta uma funcionalidade que se encontra em fase de implantação, sujeito a mudanças. Esta é uma tradução do original em inglês, e apresenta uma certa imprecisão.

Invasão de uma parcela por objetos de terceiros

Invasão

Invasão é o nome dado a uma situação em que um objeto que está em uma parcela de um terreno, mas parte dele se estende sobre uma parcela vizinha, muitas vezes contra o desejo deste vizinho.

Os Residentes podem colocar seus objetos em seus próprios lotes, mas por vezes, estes objetos invadem o espaço do seu vizinho. Em janeiro de 2011, foi implantada uma solução provisória. Os proprietários de uma Região podem agora ativar um recurso, que permite que os Residentes possam manualmente retornar objetos que avançam sobre suas parcelas.

Em 15 de março de 2012, esse recurso foi habilitado para todas as regiões da mainland, ou seja, para todo o continente Linden.

Como funciona

Em primeiro lugar a retornabilidade dos objetos invasores deve estar ativado um por um, numa Região privada, mas já está habilitado em todas as regiões da mainland.

Veja mais abaixo, na seção: Como ativar, para obter maiores informações sobre como ligar esta funcionalidade.

Quando alguém tentar retornar um objeto do servidor, deve primeiramente verificar para um objeto comum, as permissões da parcela e se não funcionar, então deve construir o corpo de colisão do motor da física, com as parcelas próximas e em seguida, realizar uma pesquisa sobre a colisão entre o objeto e as parcelas. Se um objeto se sobrepor a uma destas parcelas, ele será em seguida, devolvido.

Algumas Regiões tem ativado o recurso contra a invasão, pois grandes estruturas provenientes de "obras públicas" podem se sobrepor parcelas pertencentes a propriedade privada. Para proteger tal conteúdo, a funcionalidade da retornabilidade foi dividida entre o conteúdo de propriedade privada comum e o conteúdo do Estado que é possuído pelos gerentes do Estado.

A funcionalidade da retornabilidade de conteúdo comum que se sobrepõem, pode ser habilitado quanto se faz o bloqueio do retorno da sobreposição na parcela, pelo conteúdo do Estado.

Como ativar

Aqui está a sequencia de passos de como ativar o recurso da retornabilidade por uma invasão:

  • 1 - Instale um Visualizador mais recente, que suporte o recurso: Console do Sim.
  • 2 - Faça o login como Gerente de Estado.
  • 3 - Abra o Console de Sim com Ctrl+Shift ⇧+` (`é o acento grave, geralmente abaixo da tecla: Esc no teclado QWERTY)
  • 4 - Digite o seguinte comando: set allow_return_encroaching_object true
  • 5 - Para permitir o retorno do conteúdo do Estado, digite: set allow_return_encroaching_estate_object true
  • 6 - Para verificar se este recurso está ou não habilitado, digite: get allow_return_encroaching_object

Diversos detalhes e bugs já conhecidos

  • A lógica da retornabilidade depende da forma física do objecto, que pode diferir de sua forma visível. Pode haver casos em que um objeto parece se sobrepor, mas não é retornável, ou vice-versa.
  • A forma visível e a forma física deve ser mais difícil de ser identificada para os seguintes objetos:
    • Árvores e grama
    • Prims esculpidos
    • Prims flexíveis
    • Objetos estáticos que fazem o uso do recurso: llTargetOmega() - que parecem estar girando, mas não estão girando segundo o motor de física.
  • Fantasma e objetos detectores de volume, que deverão colidir em uma invasão.
  • Invasão nas fronteiras de uma Região ainda não é totalmente suportado, mas na maioria dos casos está funcionando.

Veja também