Permissions on objects/pt

From Second Life Wiki
Jump to: navigation, search

Permissões de um objeto

KBtip2.png Dica: Para saber quem criou um específico objeto, clique com o botão direito do mouse no objeto, selecione: Editar e vá para a aba: Comum, e olhe o nome do seu: Criador. Você também vai encontrar o nome do: Proprietário deste objeto listado aqui.

Como definir permissões de um objeto

As permissões ou as autorizações, permitem-lhe controlar o que as outras pessoas podem fazer com as coisas que você criar. As permissões são as seguintes:

  • Copiar: se alguém pode fazer cópias de seu trabalho.
  • Modificar: se alguém pode alterar o seu trabalho.
  • Transferir: também conhecida como "Revender/Doar".

Se o objeto está dentro do mundo virtual (rezzed), clique nele com o botão direito do mouse e escolha: Editar, em seguida, navegue até a guia: Geral.

Se o objeto estiver em seu Inventário, clique nele com o botão direito do mouse e escolha no menu suspenso por: Propriedades. As entradas que você deseja alterar estão listadas em: Próximo proprietário:

  • Modificar: Assinalada esta opção, isso permite que o próximo proprietário modifique a sua criação. Desmarcando a opção, ela impede qualquer modificação.
  • Copiar: Assinalada esta opção, isso permite que o próximo proprietário faça cópias de sua criação. Se ele arrastar o objeto do Inventário para o mundo virtual, o objeto vai manter uma cópia no seu Inventário. Desmarcando esta opção, isso impedirá qualquer cópia do objeto. Se arrastar o objeto para o mundo virtual, o objeto vai deixar o Inventário, até o momento que o objeto seja levado de volta para o Inventário.
  • Transferir: Assinalada esta opção, isso permite que o próximo proprietário possa dar a sua criação para outra pessoa. Se o objeto permite a cópia, ele pode vender cópias. Se o objeto não permite a cópia, ele só pode vender o original. Desmarcando esta opção, isso significa que o próximo proprietário não pode dar o objeto para mais ninguém. Se o objeto permite a cópia, mas não a transferência, ele pode fazer quantas cópias que desejar para o seu próprio uso, mas nunca pode dar uma cópia ou vender a sua criação.
KBcaution.png Importante: As configurações de permissão são configuradas enquanto o objeto está em seu Inventário não são cruzadas com outras permissões quando feito o rezzed. Por exemplo, se você colocar um item não copiável dentro de um prim copiável, então o prim torna-se não copiável. Se você colocá-lo de volta ao seu Inventário e mudar para copiável, este estado persiste, mesmo após a transferência para outro Residente, porque as permissões não são cruzados com o conteúdo, mesmo feito o rezzed do objeto. Se você não for cuidadoso, você pode permitir que Residentes possam receber cópias, de itens não copiáveis. Para maiores detalhes, consulte a discussão nos fóruns do Second Life.

Obter as permissões de volta em um objeto transferido

Infelizmente, você não pode recuperar as permissões de um objeto que você deu a uma outra pessoa. A Linden Lab não é capaz de redefinir as permissões de um objeto. As permissões que você dá o próximo proprietário são permanentemente marcadas como as permissões mais brandas que o objeto possa ter no futuro.

Se as permissões permitirem, é uma boa ideia criar uma cópia de segurança (backup) de um objeto, antes de dá-lo a alguém. Desta forma, você sempre terá uma cópia da versão "mais permissiva" do objeto!

KBcaution.png Importante: As permissões padrão são não modificável e de não copiável ! Sempre verifique as permissões antes de dar objetos para os outros.

Permissões para o próximo proprietário

As Permissões (ou autorizações) permitem que você controle o que outras pessoas podem fazer com as coisas que você criar. As permissões básicas incluem: Copiar (se alguém pode fazer cópias de seu trabalho), Modificar (se alguém pode mudar o seu trabalho) e de Transferir. Se o objeto está no mundo virtual (rezzed), clique com o botão direito do mouse e escolha em: Editar, depois clique na guia: Comum. Se o objeto estiver em seu inventário, clique com o botão direito do mouse e escolha: Propriedades.

Ferramentas de Contrucao - Guia Comum 1.png

As configurações que você pode mudar estão listadas em: Próximo proprietário:

  • Modificar - Assinalada a caixa de seleção, o próximo proprietário pode modificar a sua criação. Desmarcando, não permite modificações. Uma exceção a essa regra é no caso de "fair use". O conteúdo de um objeto recipiente pode sempre ser removido por um outro objeto, mesmo se o objeto recipiente não seja modificável.
  • Copiar - Assinalada a caixa de seleção, permite que o próximo dono faça cópias de sua criação. Se arrastar o objeto de seu Inventário para o mundo virtual, ele mantêm uma cópia no seu Inventário. Desmarcando, ela impede qualquer cópia; e se arrastar o objeto para o mundo virtual, ele deixa o seu Inventário, até ser levado de volta para o Inventário.
  • Transferir - Assinalada a caixa de seleção, permite que o próximo proprietário de transferir a sua criação para uma outra pessoa. Se o objeto também está habilitado para cópia, ele pode vender cópias. Se o objeto não permite cópia, ele só pode vender o original. Desmarcando: Transferir, significa que o próximo proprietário não pode dar o objeto para mais ninguém. Se o objeto está definido para: Copia, mas não de transferir, ele pode fazer quantas cópias desejar para o seu próprio uso, mas nunca pode dar uma cópia ou vendê-lo.


KBtip2.png Dica: Uma maneira de aprender em primeira mão sobre as permissões "em campo" é visitar as lojas e ver como elas exibem as suas permissões. Por exemplo, "MCT" é a forma abreviada de "Modificar, Copiar, e Transferir (Revender/Doar)" é frequentemente utilizado nas embalagens dos produtos. Se um sofá é modificável e transferível, mas não é copiável, ele pode ser parecido com o seguinte quadro: Kbext 3457559401 6ed4e4912c m.jpg


KBcaution.png Importante: Alterações de permissões feitas em um objeto que esteja em seu Inventário não são totalmente aplicadas ao conteúdo até que o objeto seja colocado no mundo virtual (rezzed). Isto pode ser problemático se você pretende configurar para que todo um objeto seja não copiável, mas colocou no mundo virtual sem confirmar se o conteúdo era restrito. Como medida de segurança, certifique-se de fazer o rez e depois de pegar de volta os objetos, antes de distribuí-los.
Ferramentas de Contrucao - Guia Comum 2.png

Outras permissões relevantes são:

  • Grupo (no antigo Visualizador: Compartilhar com o Grupo) - Se um objeto é definido como de um grupo, isso permite que outros membros do mesmo grupo possam editá-lo, mas depende de permissões restritivas. Isso pode tornar a construção colaborativa mais fácil, pois por exemplo, os membros do grupo podem mover objetos compartilhados. Tal como acontece em geral com as permissões, tenha o cuidado a quem mais tem acesso aos seus objetos, e não ativá-lo se não é necessário. Para definir o grupo clique no ícone em forma de uma chave de fenda e na janela que aparece, configure o grupo. Veja também: Como faço para gerenciar objetos do grupo proprietário de terras?
  • Todos > Movimentar (no antigo Visualizador: Permitir que qualquer um mova) - Se esta opção estiver marcada, qualquer um pode mover o objeto. Isso raramente é usado porque a maioria das pessoas não quer que completos estranhos de forma não intencional ou mal-intencionada, ajam destruindo os seus projetos imobiliários.
  • Todos > Copiar (no antigo Visualizador: Permitir que qualquer um copie) - Qualquer um pode tirar uma cópia do objeto pelo botão direito do mouse, escolhendo: Mais > Pegar Cópia a partir do menu suspenso. No entanto, esse recurso pode ser confuso em usar, porque o objeto e todo os seu conteúdo deve ser totalmente permissivo e também deve estar definido para: Permitir que qualquer um copie. Como resultado, a maioria das pessoas optam por usar uma alternativa mais fácil de usar: Configurando um objeto para a venda por (L$ 0) grátis e copiável.


KBtip2.png Dica: Um objeto ou um item cujo conteúdo seja modificável, copiável e transferível é denominado de "totalmente permissivo", ou na linguagem do Second Life: "full perms", em texto resumido.

Configurações das permissões em lote

O Visualizador Second Life® 1.23 introduziu um par de úteis ferramentas descritas abaixo, para poupar tempo em configurar as permissões em lote. Isso significa que as permissões podem ser aplicadas em vários itens, em vez de um de cada vez.

Configurando as permissões padrão quando fazendo o upload

O primeiro caminho para configurar em grupo um conjunto de permissões é quando você estiver fazendo o upload de imagens (texturas), sons ou animações:

  • 1. Selecione no alto da janela do seu Visualizador por: Construir > Upload > Set Default Upload Permissions.
  • 2. Aparece a janela: PERMISSÕES PADRÃO DE UPLOAD que permite que você especifique o que: O próximo dono pode.
  • 3. Verifique o que você deseja ativar. Por exemplo, se você deseja carregar um monte de texturas para que outras pessoas possam copiar, mas não transferir, assinale: Copiar mas certifique-se de que Revender/Dar esteja desmarcado.
  • 4. Então, faça: Construir > Upload > Volume (L$ 10 por arquivo). As suas permissões padrão também se aplicam quando um único item é enviado.
  • 5. Selecione vários arquivos, mantendo pressionada a tecla Shift ou Ctrl, e confirme o upload.
  • 6. Após os uploads estarem terminados, abra o seu inventário. Você pode clicar com o botão direito do mouse em cada item e escolha: Propriedades para verificar se as permissões foram configuradas corretamente.


Construir Upload Configuracao Padrao.png

Permissoes Padrao de Upload.png


Configurações de permissões em lote no conteúdo de um objeto

A segunda forma de configurar um conjunto de permissões é quando os itens são o conteúdo de um objeto:

  • 1. Clique com o botão direito do mouse em um objeto com o conteúdo que você deseja alterar.
  • 2. Clique no guia: Conteúdo.
  • 3. Clique no botão: Autorizações. A janela: EDITAR AUTORIZAÇÕES DE CONTEÚDO é aberta.
  • 5. Marque ou desmarque os tipos de conteúdo (item) cujas permissões você deseja alterar. Você também pode clicar em: Tudo ou Limpar para marcar ou desmarcá-los globalmente.

"Texturas" e "Snapshots" são essencialmente a mesma coisa e ambos são representados por: Texturas . (Clique na interrogação situada no alto a direita desta janela, para obter mais ajuda.)

  • 5. Semelhante à configuração de permissões padrão quando fazendo o upload, faça os ajustes em: Próximo proprietário. Verifique o que você quer ativar ou desativar. Fazer isso depende das restrições já existentes no objeto: Você não pode fazer um objeto não copiável como copiável.
  • 6. Quando estiver satisfeito com as configurações, clique em: OK e aguarde alguns segundos. As autorizações (permissões) são aplicadas.
KBtip2.png Dica: Se você esqueceu de aplicar as permissões ao fazer o upload, uma solução é: faça o rez um cubo, em seguida, arraste os itens do Inventário para o conteúdo do cubo e defina permissões de lá.

Editar Autorizacoes de Conteudo.png

Veja também