Renting land from other Residents/pt

From Second Life Wiki
Jump to: navigation, search

Alugando terrenos para outros Residentes

Visão geral

Qualquer Residente que seja dono de um estado poderá alugar parte ou todo o estado, a outros Residentes. Isso significa que Residentes incluindo Residentes que tenham uma conta básica, podem "comprar" parcelas de um estado e moverem-se para lá, estando sujeitos ao contrato do dono do estado.

A terminologia específica difere internacionalmente (alguns chamam isso de "leaseholding") e para entender os princípios práticos, a semântica de "alugar" versus "comprar" não são aqui tão importantes. Assim, por conveniência, a partir desse ponto, vamos usar o termo alugar, pois é o mais comum.

Além disso, vamos nos referir a um "Residente dono estado" como um "senhorio", porque você está efetivamente pagando a ele, como um "inquilino". Se você está alugando terras de um estado privado, isto o faz você um inquilino de um senhorio.

Por que alugar um estado privado?

Existem várias razões pelas quais você pode querer alugar terras, em vez de comprar.

Não é necessário ter uma conta premium

  • Você deve ter uma conta premium para poder comprar terras na mainland, uma vez que o tier na mainland é parte dos benefícios de ter uma conta premium.
  • Você pode permanecer com uma conta básica para alugar um terreno em um estado privado. Isso pode ser preferível, se você encontrou uma terra para alugar com outros benefícios, que cobra uma taxa mensal mais barata, do que o sistema de tier da Linden.

Se você tiver uma conta premium e dependendo de certas condições, você pode ao mesmo tempo possuir terras na mainland e alugar uma propriedade privada. Não é uma escolha de "ser isso ou ser aquilo".

Comunidade unida...

A Linden Lab oferece Residências Lindens com diversas opções temáticas para familiarizá-lo com a variedade de "viva temática" que existe no Second Life.

Mas isso é apenas uma amostra do espectro da diversidade existente no Second Life. Um senhorio pode ter um interesse ao longo de sua vida, que se reflete por uma profunda paixão por um tema em específico. Em alguns casos, eles as trouxeram de sua vida real como se fosse uma extensão de sua identidade, e você pode ser capaz de se relacionar fortemente com essas crenças - e incentiva você a fazer parte da comunidade que eles estão construindo.

Os temas refletem todos os ângulos da criatividade. Para ser menos abstrato, eles podem envolver um ambiente de um certo mundo real, uma fantasia ou uma atmosfera histórica, ou seja, podem ser concebidos especificamente para uma subcultura como o gótico, furry, steampunk, etc.

Se você estiver participando de um jogo de um RPG no SL, você poderia ser um cyberpunk vivendo em um horizonte distópico, um sultão festejando em sua tenda de luxo, ou um espadachim em busca de um saque.

Ao longo do tempo o Second Life se expande, mais interesses são atendidos e novas necessidades são satisfeitas. Alguns inquilinos tornam-se senhorios.

Além disso, talvez você deva ter a sua idade verificada, pois existem comunidades com temas adultos, para prazeres mais discretos.

...ou começando do zero

Se você preferir começar do zero, existem muitos lotes de terreno para alugar limpos, prontos para serem moldados de acordo com o seu gosto. Quais são as vantagens de um lote limpo de um estado do que um na mainland? Dependendo do que o senhorio venha a oferecer, estas são algumas das possibilidades:

  • Maior gama na terraformação - Conforme observado em limites da terra, a maioria dos lotes na mainland só podem ser nivelados +/-4m de sua base, o que não é suficiente para criar grandes alturas e vales profundos.
  • Texturas de terreno personalizadas - Somente o senhorio ou os seus assistentes (o dono do estado e seus gerentes) podem alterá-las, mas você pode ser capaz de solicitar a alteração. Isto afeta muito do que você vê, uma vez que o chão está muitas vezes debaixo dos seus pés.
  • Hora do dia - Ficaria estranho ser um vampiro e estar no terreno em plena luz do dia. O senhorio poderia fixar a hora do dia para à meia-noite, em seguida convidar seus inquilinos para que prosperem na escuridão.

Essas opções e muito mais são mostrados nos controles da REGIÃO/PROPRIEDADE (Estado) e não alterável à vontade, a menos que você seja o dono do estado ou um gerente.

Toque pessoal

Alguns senhorios podem ir além de uma relação financeira: eles ou Residentes especialmente escolhidos por eles (gestores imobiliários - manager em inglês) podem interagir com mais frequência com os seus inquilinos, para estimular eventos de recepção a Residentes e expandir a comunidade com base no retorno a estas iniciativas. Este tipo de relacionamento mais íntimo poderá ser muito interessante.

Isso não é tudo: comunidades temáticas podem oferecer sua localização para a instalação de lojas e outras comodidades como uma conveniência. Por exemplo, se você aluga terrenos em uma aldeia medieval, faz sentido encontrar lojas que vendam armaduras de cavaleiro e vestidos de época - e se há um aspecto sobrenatural, lojas de varinhas mágicas.

Se continuar a subir a rua, poderia haver uma sala de banquetes e outra para danças, um mosteiro para a meditação e outras habitações utilizadas para eventos sociais, para que você possa encontrar e cumprimentar os seus vizinhos, dentro do mesmo espírito do ambiente medieval. Isso faz a imersão da comunidade no tema medieval e pode agregar um substancial valor para a sua experiência.

Personalização e negociação

Na mainland (continente) você não pode negociar o seu tier. Além disso, se você quiser fazer a sua parcela um pouco maior, será realmente difícil fazer isso. Os vizinhos podem concordar, mas normalmente não há um bom acolhimento para solicitar que se subdivida e se venda uma pequena parte da parcela dos vizinhos.

Mas um senhorio simpático pode ouvir o seu pedido. Assim como você pode ser na vida real um senhorio, você pode tentar negociar o seu acordo. Talvez você pague adiantado vários meses de aluguel, com um desconto. Ou você pode explicar o que seu orçamento é pequeno e tente obter uma menor parcela de terra que o atenda, e que você possa pagar.

Relação de faturamento

O processo básico de alugar a terra de um estado é o mesmo que comprar na mainland: a menos que outro acordo tenha sido foi feito. Vá para a janela: SOBRE O TERRENO, na guia: GERAL, clique em: Comprar terreno..., para prosseguir com sua compra.

No entanto, a forma do faturamento é muito diferente do que na mainland:

  • Se você comprar terras na mainland, a sua relação de faturamento é com a Linden Lab e é dependente do sistema de tier disponível na página da: Taxa de uso de terrenos.
  • Se você alugar terras numa propriedade privada, a sua relação de faturamento é com outro Residente - o senhorio - e depende do seu contrato.

Tipos de terrenos a alugar

Terrenos não desenvolvido na... Terrenos desenvolvidos na...
mainland. propriedade privada. mainland. propriedade privada.
Com tema? Existe casa pré-construída ou loja pronta para mover para lá? Não, vou construir. Não, vou construir. Sim, pedir ao senhorio recursos especiais. Sim, pedir ao senhorio recursos especiais.
Faixa da terraformação. Geralmente +/-4m. Depende, até +/-100m. Depende, geralmente +/-4m ou bloqueado. Depende, até +/-100m.
Personalização das texturas do terreno e configurações do ambiente? Não. Talvez, pergunte ao senhorio. Não. Improvável, pois a terra já tem um tema, pedir ao senhorio.
Regras sobre o uso das terras. O TOS sempre se aplica. Políticas da mainland, também pedir ao senhorio. Contrato do senhorio. Políticas da mainland, também pedir ao senhorio. Contrato do senhorio.
Você "comprou" uma parcela para alugá-la? - Comprando uma parcela, o proprietário aparece em: Sobre terrenos. Não, você paga em uma caixa de aluguel ou similar. Sim, mas senhorio pode recuperá-la a seu critério. Não, você paga em uma caixa de aluguel ou similar. Sim, mas senhorio pode recuperá-la a seu critério.

Como encontrar propriedades privadas que aluguem terras

Você pode usar a ferramenta da pesquisa do seu Visualizador:

  • 1 - Digite uma palavra-chave, como praia ou vampiro na barra situada no canto superior direito da janela do Visualizador e pressione: Enter ↵. (Talvez deva usar termos em inglês como: beach ou vampire)
  • 2 - A janela: Search Second Life se abre. Clique na guia: Terrenos.
  • 3 - Ao lado em Categoria, selecione: Vende-se e edite os outros campos conforme o necessário.
  • 4 - Clique em uma das opções da listagem, para ver maiores detalhes, clique em: Teletransportar para viajar para lá em segundos.

Também:

Para saber se você está em um estado privado:

  • 1 - Selecione no alto da janela do seu Visualizador por: Mundo > Sobre terrenos.
  • 2 - Clique na guia: GERAL.
  • 3 - Procure pelo campo: Tipo. Ele vai dizer "Mainland", "Linden Homes" ou "Estate/Full Region".

Importantes fatos a ter em conta

Seja cuidadoso - Compre com cuidado! Isto não é para assustar você, mas incentivá-lo a ser assertivo quando procurar terrenos para alugar. Assim como existem todos os tipos de pessoas no mundo, existem todos os tipos de senhorios com seus estilos individuais, alguns dos quais podem melhor se entender com você, dependendo das personalidades envolvidas.

Tendo isso em mente, veja o seguinte:

O senhorio sempre tem a palavra final

Ao alugar uma terra em um estado privado, o nome do "dono" aparece em: SOBRE O TERRENO - GERAL, mas o senhorio se reserva no direito de mudar isso a qualquer momento. Isso significa que os senhorios podem recuperar a terra e oferecê-las a outrem. A Linden Lab não vai mediar nenhum conflito caso o seu senhorio seja hostil.

Se você tem uma consistentemente relação com o seu senhorio, você não precisa se preocupar que poderá ser expulso. Mas se você está brigado e discutindo, você pode considerar em mudar de lugar. Espero que você tenha feito sua lição de casa para saber minimizar uma divergência, caso venha a se encontrar em tal situação.

Sempre leia o contrato antes de comprar

O contrato contém os termos e as condições do aluguel da terra sempre exibido em: SOBRE O TERRENO - CONTRATO. Em outras palavras, o que você pode e que não pode fazer, no terreno a alugar.

Por exemplo, pode haver uma regra para os vestuários, de como os avatares devem se vestir para coincidir com o tema da terra. Os contratos muitas vezes incluem códigos de conduta alem das: Normas da Comunidade. Algumas regras que se aplicam na mainland podem não se aplicar em um estado. Por exemplo, um senhorio poderia decretar "O combate é permitido para todos!", então fazem a sua terra uma constante zona de guerra, onde ninguém poderia ser acusado de fazer "griefing com armas", porque isso faz parte do tema da terra.

KBwarning.png Aviso: Os Termos de Serviço se aplicam a cada Residente, em todos os lugares do Second Life, inclusive em estados privados.

O senhorio pode mudar a qualquer momento o contrato do estado (também chamado de pacto da terra), mas não deve fazê-lo, sem em primeiro lugar, avisar os seus inquilinos ou até sendo mais atencioso, solicitando a sua alteração junto a seus inquilinos. (Similar ao modo de como você não iria gostar que a sua empresa de telefone celular altera-se o seu contrato, sem aviso prévio.) É sempre exibido a data da última modificação de um contrato.

Saiba mais sobre os contratos de um estado.

Solicite depoimentos e peça referências

Como qualquer negócio bem-sucedido, o senhorio deve ser capaz de indicar alguns de seus clientes que estejam satisfeitos em alugar suas terras. Você pode se sentir mais confiante, se você tem amigos que alugam ou já alugaram terrenos do senhorio em questão e que tenham boas referências, a informar sobre esta experiência. Bem como alguma restrição ou desvantagem, que não deverão ser causas para grandes preocupações, mas no entanto é bom que esteja ao par.

Esta pequena pesquisa pode no futuro, evitar muitos problemas.

Seja claro sobre a forma do faturamento

Antes de comprar, certifique-se em perguntar:

  • Qual é o valor do aluguel?
  • É pago em L$ (lindens) ou em US$? (dólares)
  • Qual a periodicidade do pagamento? Mensal, semanal ou que outra forma?
  • Como faço para pagar? Os métodos variam muito, desde "pagar diretamente ao senhorio", "pagar em uma caixa com script", "pagar em um site". Os senhorios devem descobrir formas de gerenciar, com um mínimo de equívocos e de falhas de comunicação.
  • O pagamento pode ser automatizado? Assim como no mundo real, isso pode ser muito conveniente e seguro, desde que você tenha fundos, você não será considerado inadimplente. (delinquente, termo utilizado pela linden).

Arrendamento de terrenos na mainland?

Você pode ter ouvido que alguns Residentes oferecem terras para alugar na mainland, que em alguns aspectos funciona de maneira diferente. Uma grande diferença é que você não executa o ato de comprar a parcela (que exibe o nome do proprietário da parcela em SOBRE O TERRENO - GERAL como descrito acima). Em vez disso, você pode receber uma oferta para participar de um grupo, que lhe dá a permissão para colocar objetos em uma parcela, desde que faça o uso da tag grupo.

Este tipo de contrato é comum em muitos terrenos da mainland, onde shoppings (centros comerciais) são alugados (e pode haver propagandas de tal arranjo). Um padrão similar poderá ser encontrado em chales, hotéis e outros destinos.

Lembre-se que a descrição acima, foi feita de forma simplificada e descreve algumas das muitas possibilidades que existem, para alugar terras e que continuam a se expandir. Em situações específicas pesquise, para obter detalhes mais precisos sobre elas.

Determinando o proprietário de uma parcela de terreno

Para descobrir quem é dono de uma parcela de terra:

  • 1 - Fique sobre ou ou paire acima da parcela de terra, então selecione: Mundo > Sobre terrenos. A janela: SOBRE O TERRENO se abre.
  • 2 - Clique na guia: Geral.
  • 3 - Localize o campo com o nome do: Proprietário.
  • 4 - Se um Residente está listado como o proprietário, clique no seu nome para ver o: Perfil do Residente.
  • 5 - Se um Grupo proprietário (Group Owned) é listado como o proprietário, a terra pertence a um grupo. Clique no nome do grupo para ver as informações do grupo. Os proprietários de um grupo serão listados em negrito.

Kbsd AboutLandWin GeneralTab OwnerHighlighted.png

Alguns proprietários de Regiões privadas podem alterar a cobrança do aluguel

Residentes que compram ou arrendam parcelas de terrenos em regiões privadas ou estados estão sujeitos aos contratos que governam a terra que estão alugando.

Se você alugar uma terra que está em uma Região privada, você não está pagando a Linden Lab - você está pagando ao dono do Estado. A maneira pela qual o dono do estado estabelece a forma de pagamento e o como ele cobra, é da inteiramente responsabilidade dele.

Entenda que por alugar a partir de outro Residente, você corre o risco de que este Residente possa decidir deixar o Second Life, sem reembolsar qualquer coisa que você tenha pago. A Linden Lab não faz parte de qualquer acordo que vocês dois possam ter, no entanto, se deseja exercer este assunto fora do Second Life, por favor, saiba que a Linden Lab coopera plenamente com quaisquer autoridades da justiça do mundo real ou agências policiais que estejam adequadamente credenciadas na jurisdição civil ou criminal.

Veja também