Resident/pt

From Second Life Wiki
Jump to: navigation, search

Residente

Um usuário do Second Life (SL) é normalmente chamado de Residente (abreviadamente "Resi" em inglês). Este termo é sempre utilizado pela Linden Lab e pode ser entendido como uma denominação para dar ao usuário, um sentimento de que ele "pertence" e está imerso no mundo virtual. "Residente" também é um termo utilizado na maior parte das configurações da Interface do Usuário (UI em inglês) do SL, no lugar do termo "usuário".

Origem do termo "Residente"

Robin Linden escreveu no fórum oficial:

It was pretty early in the development of Second Life. One of my jobs was to come up with the different words we wanted to use, including the name! The naming discussions were usually between me, Philip, Hunter and Peter (both of whom aren't here any more) with feedback from everyone else.

When it came to what to call the people in the world, we knew we didn't want to call them 'users', although that would be the most typical thing for software. However, the word 'users' doesn't do a very good job of describing the two-way nature of Second Life, where the people involved are providing content and contributing to the experience.

We also thought about 'members' (boring!), 'citizens' (too political!), and 'players' (too game-y).

'Residents', however, seems most descriptive of people who have a stake in the world and how it grows.

Robin Linden, 2006/07/31, SL Forum

Tradução livre

Foi bem no início do desenvolvimento do Second Life. Uma das minhas tarefas era pesquisar as diferentes palavras que seriam usadas, incluindo o nome! As discussões sobre a nomeação eram geralmente feitas entre mim, Philip, Hunter e Peter (ambos não estão mais aqui) com o retorno das opiniões de todos os outros.

Quando viemos a escolher como chamar as pessoas no mundo, sabíamos que não queríamos chamá-los de 'usuários', apesar de que seria a expressão mais típica para o uso do software. No entanto, a palavra 'usuário' não se adequava bem para descrever a natureza dos dois caminhos do Second Life, onde as pessoas envolvidas estão fornecendo conteúdo e contribuindo para a experiência.

Também pensamos me escolher 'membros' (enfadonho!), 'cidadãos' (muito político!), e 'players' (muito para jogos eletrônicos).

'Residentes', no entanto, nos pareceu ser mais descritivo de pessoas que têm uma participação no mundo e como ele cresce.

Robin Linden, 31/7/2006, Fórum do SL

O termo "Residente" é frequentemente capitalizado, porque é usado como um título, como um cargo, pelo hábito de utilizá-lo. No entanto, em um mundo onde ocorrem mudanças, a equipe de documentação do SL está avaliando (a partir de 01/02/2009), se isso ainda faz sentido.

Primeiro a fazer o uso do termo "Resi"

O usuário Torley Linden (conhecido anteriormente como Torley Torgeson) foi a primeira pessoa que abreviou o termo "Resident" para "Resi", segundo esta postagem feita em seis de outubro de 2005. Ao longo dos anos através do uso repetido, esta denominação ganhou popularidade tanto dentro Linden Lab, como dentro e fora do Second Life:

I joked in an email to Philip that "Resi" takes the "Dent" out of "Resident".

Torley Linden

Tradução livre

Em um email, eu brinquei com Philip que "Resi" leva "Dente" de "Residente".

Torley Linden