Textures overview/pt

From Second Life Wiki
Jump to: navigation, search

Visão geral sobre as texturas

Uma textura é uma imagem que é lançada sobre um objeto, sobre um vestuário, sobre um acessório. No Inventário existem a princípio duas pastas destinadas a receber imagens. Uma delas se chama: Texturas e a outra se chama: Álbum de fotografias. Porém cabe ao Residente utilizá-las ou não.

Quando se tira uma foto dentro do Second Life e se opta por guardar no Inventário, a foto é sempre inicialmente colocada dentro da pasta: Álbum de fotografias. Cada foto carregada para o SL custa L$ 10. Uma foto pode ser usada como uma textura para ser lançada sobre um quadro, sobre um livro que é lido quando vestido como uma HUD, ou sobre outro objeto qualquer.

Os objetos que fazem o uso do mesh que consiste em um objeto geralmente com uma forma mais complexa, também fazem o uso das texturas, porém mais elaboradas.

As fotos obtidas do Second Life devem seguir o conteúdo estabelecido nas Normas da comunidade. Em particular o item número 4 sobre a privacidade dos Residentes. Ou seja, não se deve fazer o uso de fotos obtidas do Second Life de Residentes, onde a intimidade ou a privacidade de um Residente seja atingida.

As texturas podem ser importadas para o Second Life. Elas sempre são inicialmente colocadas dentro da pasta: Textura. Cada textura carregada para o SL custa L$ 10. Neste caso se deve estar atento aos direito autorais (em inglês: Copyright) sobre a imagem. Imagens como por exemplo, de logotipos de empresas que possuem Marca Registrada e não podem ser utilizadas no Second Life.

Para maiores informações consulte o artigo: Linden Lab Official:Intellectual Property que trata da política oficial da Linden Lab sobre a propriedade intelectual.

Certifique-se que tenha todos os direitos sobre a imagem que esteja importando. Se esta fazendo o uso de uma textura obtida de um site, verifique os direitos sobre esta textura. Verifique se pode usá-la, modificá-la ou de transferi-la, se for o caso.

Não importe para o Second Life imagens obtidas de sites sem a expressa autorização do dono da imagem. Existem diversos sites que disponibilizam imagens e texturas para uso livre.

Salvando texturas

Você pode importar qualquer textura que seja totalmente permissiva do Second Life e salvá-la em seu disco rígido (ou outro meio de armazenamento).

Para subir uma textura, selecione: Construir > Upload. Existe a pasta: Texturas destinada a guarda das texturas.

Totalmente permissiva significa que você pode fazer tudo, ou seja: modificar, copiar, e revender/ceder (transferência) os direitos da textura. Você pode verificar isso clicando em uma textura em seu Inventário e selecionar: Propriedades.

Um exemplo de uma textura totalmente permissiva:

Left

O retângulo vermelho acima, indica quais caixas de seleção devem estar assinaladas.

Salvando fotos

Uma foto também é considerada uma textura.

No Inventário existe uma pasta dedicada a guarda de imagem, que é o: Álbum de fotografias.

Para tirar uma foto selecione: Mundo > Foto > Save to My Inventory.

Neste caso se paga L$ 10 para cada foto armazenada no Inventário.

Como eu faço para salvar um lote de texturas para meu disco rígido ?

Um exemplo comum disso é quando alguém acumulou muitos meses (ou anos) de memórias do Second Life, e deseja salvar todas as suas fotos (texturas) para o seu disco rígido.

No momento infelizmente, não há nenhuma maneira de fazer isso. Cada textura deve ser salva uma de cada vez, e nomeada em conformidade.

Veja também