Using Second Life with a firewall/pt

From Second Life Wiki
Jump to: navigation, search

Usando o Second Life com um firewall

Se você está enfrentando problemas de rede com o Second Life, frequentemente a causa do problema de acesso é devido ao seu firewall. Siga os passos abaixo indicado para configurar o seu software e o hardware do seu firewall de forma adequada para que o Second Life funcione normalmente.

Por favor, note que a Linden Lab não pode fornecer suporte de como configurar o seu firewall ou de qualquer outro software de segurança de acesso a internet, que esteja interferindo com o seu acesso à rede do Second Life.

KBnote.png Observação: Os firewalls e os sofwares anti-vírus vão freqüentemente bloquear a funcionalidade de atualização automática do Visualizador Second Life, quando este tentar instalar uma versão mais recente do seu Visualizador. Você sempre pode baixar a última versão do Visualizador do Second Life em http://secondlife.com/download.

Configurando o software de seu firewall

Os software dos firewalls devem listar, devem indicar que o Second Life é um programa confiável, ou seja, que pode acessar a internet. Recomendamos que ative as notificações (janelas de avisos) dos firewalls que alertam para qualquer atividade da rede, que vier a ser bloqueada.

Você deve freqüentemente monitorar as configurações de seu firewall, pois algumas de suas versões, automaticamente atualizam estas configurações, para proporcionar uma maior segurança ao usuário, no acesso a internet.

Consulte a documentação do seu software ou visite o site do fabricante para obter mais detalhes sobre como configurar seu software de segurança de acesso a internet. A Linden Lab não pode fornecer suporte para software de terceiros.

Quando se instala um firewall de terceiros o firewall que já vem com o Windows é desativado para não conflitar.

Não se esqueça do próprio firewall do Windows. Certas atualizações do Windows podem fazer com que o firewall do Windows volte a se reativar.

Você pode encontrar o firewall do Windows no botão: Iniciar, Painel de Controle, na Central de Segurança.

Norton Internet Security / Norton Firewall

  • 1 - Inicie o Norton Internet Security ou o Norton Personal Firewall.
  • 2 - Na janela principal do programa, clique em: Personal Firewall.
  • 3 - Clique: Configurar. Aparece uma caixa de diálogo de configuração.
  • 4 - A guia Programas, contém uma lista de programas para controle manual.
  • 5 - Clique na regra(s) para o Second Life.
  • 6 - Clique em: Remover.
  • 7 - Clique em: OK para confirmar a remoção.
  • 8 - Clique em: Adicionar e navege manualmente para C:\Arquivos de programas\SecondLife\Secondlife.exe
KBtip2.png Dica: Desligar o aplicativo que vem junto com o Norton denominado Internet Worm Protection também pode ajudar.

Link para o site da Symantec Norton sobre a configuração deste produto.

McAfee Personal Firewall

  • 1 - Abra o Personal Firewall e navegue para Aplicativos da Internet.
  • 2 - Clique em qualquer lista(s) sobre o Second Life e escolha: Excluir o Aplicativo da Regra (Delete Application Rule) situado no canto inferior direito.
  • 3 - Clique em: Permitir Novos Aplicativos (New Allowed Application) situado debaixo da lista de programas e navegue até C:\Arquivos de programas\SecondLife\Secondlife.exe

Configurações adicionais úteis:

  • Desligue o Smart Recommendations (Recomendações Inteligentes).
  • Ligue os avisos para exibir os avisos vermelho e verde ou para exibir todos os avisos.
  • Definir o nível de segurança como Padrão ou inferior.

ZoneAlarm

  • 1 - Em Painel de programas, remova qualquer entrada sobre o Second Life.
  • 2 - Desça até a área branca na parte inferior da listagem de programas. Clique com o botão direito do mouse e selecione: Adicionar Programa ( Add Program).
  • 3 - Navegue até C:\Arquivos de programas\SecondLife\Secondlife.exe e clique em: Abrir (Open).

Configurações adicionais úteis:

  • Definir o nível de segurança para a zona da Internet como Médio ou inferior.
  • Abra portas específicas que são usadas pelo Second Life (veja acima), em: Firewall > Principal > Configurações Personalizadas para a Zona de Internet (Firewall > Main > Internet Zone Custom Settings).
  • Muitos produtos da ZoneAlarm incluiem uma ferramenta AntiSpyware que detecta alguns programas, como uma Ferramenta de Acesso Remoto (Remote Access Tool). Estes programas são por procedimento padrão, colocados em quarentena.

Para definir o Second Life como um programa confiável, siga os seguintes passos:

* Vá para configurações avançadas do AntiSpyware e o configure o para funcionar de forma não automática.
* Faça o scan ou seja, execute a verificação do AntiSpyware.
* Localize o Second Life.
* Escolha: Sempre ignorar (Always Ignore).
* Agora você pode configurar o AntiSpyware que volte a funcionar automaticamente.

Configurando o hardware do seu firewall

Embora estes detalhes dependam em específico do tipo do firewall que esteja utilizando, siga este procedimentos, pois de uma forma geral, se aplicam aos firewall:

  • 1 - Abra as portas TCP para permitir a saída de dados - Os servidores do Second Life não vão estabelecer conexões de entrada com as portas TCP do Visualizador de Second Life. Em vez disso, eles usam mensagens padrão tipo: "pedido / resposta". Permita a saída de dados TCP para as portas 53, 80, 443, 12043, 12046 e 21002.
  • 2 - Abra a saída para "sessões" de acesso para as portas UDP - Embora o tráfego da dados pela porta UDP seja menor, muitos firewalls bloqueiam tráfego de entrada não solicitado UDP para uma determinada porta, a menos que tenha havido recentemente tráfego de saída UDP por esta mesma porta. Ative tráfego de saída UDP para as portas 53, 3478, 3479, 5060, 5062 e 12000-29999.
  • 3 - Monitor - Devido a complexidade dos modernos firewalls é difícil criar uma documentação que englobe todas as configurações sobre rede. Use ferramentas como o ntop e o nprobe para monitorar o fluxo de dados entre o Visualizador de Second Life e os servidores da Linden, para identificar quais fluxos de rede estão sendo bloqueados pelo firewall.

Utilizando Second Life a partir de uma rede fechada ou de uma intranet

Para acessar o Second Life a partir de dentro de uma rede fechada, como por exemplo, de uma instituição acadêmica ou de um escritório corporativo, você pode precisar configurar o Second Life, para rotear o seu tráfego através de um servidor proxy. Os servidores proxy permitem que o Visualizador do Second Life se comunique para fora de uma rede fechada ou de uma intranet.

KBnote.png Observação: Muitas escolas e empresas mantém servidores proxy especificamente para esta finalidade. Se você precisa se ​​conectar ao Second Life através de um servidor proxy, contate o administrador de rede para obter os endereços, os números das portas e as credenciais necessárias, de acordo com as instruções abaixo indicadas.

A janela configurações de proxy

O Second Life permite que você configure dois tipos de servidores proxy, a fim de encaminhar três diferentes tipos de tráfego necessários para conectar e para permitir acessar o Second Life.

Para acessar a janela Configurações do Proxy:

  • 1 - Selecione no alto da janela do seu Visualizador por: Eu > Preferências.
  • 2 - Clique na guia: Configurações situado na janela: PREFERÊNCIAS.
  • 3 - Clique no botão: Ajustar configurações de proxy.
Configuracoes de proxy.PNG

Proxy HTTP

O proxy HTTP é especificamente concebido para rotear tráfego HTTP para ser visualizado no mundo virtual através do Mídia Browser ou da mídia compartilhada (e potencialmente de "outros" tráfegos HTTP).

Não é necessário configurar o proxy para se conectar ao Second Life se estiver dentro de uma rede fechada, mas você não terá acesso ao conteúdo web. Se você precisar configurar um proxy HTTP para o seu navegador de web (Internet Explorer, Mozilla, etc), você provavelmente também precisará configurar um proxy HTTP para o Second Life.

Para poder ver as páginas da Web configure um proxy HTTP na janela: Configurações de proxy:

  • 1- Assinale a caixa de seleção de: Use proxy HTTP para páginas da Web.
  • 2 - Digite respectivamente o endereço do proxy HTTP da sua rede e o número da porta.

Proxy SOCKS 5

O proxy SOCKS é o responsável pelo encaminhamento do tráfego UDP (e potencialmente de "outros" tráfegos HTTP) entre o Second Life e recursos de fora de sua rede fechada. Se você estiver em uma rede fechada, como em uma escola ou em um escritório corporativo, você deve configurar um proxy SOCKS para se conectar ao Second Life.

Para configurar um proxy SOCKS 5 para tráfego UDP na janela: Configurações de proxy:

  • 1 - Assinale a caixa de seleção de: Use proxy SOCKS 5 para tráfego de UDP.
  • 2 - Digite respectivamente o endereço de sua rede para o proxy SOCKS 5 e o número da porta.
  • 3 - Se o seu proxy SOCKS não requer autenticação, então está feito!
* Se o seu proxy SOCKS 5 exige autenticação, assinale o botão tipo rádio: Nome de usuário/senha e digite o seu nome de usuário e a senha, nos campos indicados.

Outros tráfegos HTTP

Além do tráfego Web e do UDP, o Second Life usa o HTTP para algumas outras finalidades, como carregar o seu Inventário e as texturas dos objetos. Você pode escolher rotear este "outro" tráfego HTTP, através de qualquer um dos proxies HTTP ou do SOCKS 5. Se você configurou para usar os dois tipos de proxies, tente experimentar um por um, para descobrir qual deles oferece o melhor Inventário e maior velocidade no carregamento das textura.

Para selecionar um outro proxy de tráfego HTTP, escolha em: Outro proxy de tráfego HTTP um dos botões tipo rádio disponíveis na janela: Configurações de proxy. Você não pode selecionar um proxy, se você ainda não o tiver configurado.

Ressalvas

Os servidores proxy não o ajudará nos seguintes recursos através do firewall da sua rede:

  • Chat de voz. Você ainda pode ser capaz de usar chat de voz, configurando as portas necessárias, como descrito acima, na configuração do hardware de seu firewall.
  • O atualizador automático do seu Visualizador.
  • Nos logs dos crash do sistema.

Veja também