Using gestures and animations/pt

From Second Life Wiki
Jump to: navigation, search

Usando gestos e animações

Usando gestos

Um gesto (em inglês: gesture) é um item do Inventário que aciona uma combinação de animações, sons e/ou bate-papo por texto. Por exemplo, se o seu avatar diz "OI!" no bate-papo por texto, enquanto acompanhado por uma dança e uma alegre música.

O básico

Os gestos são um tipo de item do Inventário (mostrado como Inv item gesture.png) que permitem que você crie uma série de passos, que fazem o seu avatar executar uma animação, reproduzir sons e emitir bate-papo por texto.

Estes podem ser usados ​​para fins práticos ou para divertir os amigos. Na cultura do Second Life, muitos gestos são abertamente divulgado como memes, destinados a influenciar as relações sociais.

Os gestos podem ser acionados através de:

  • Atalhos de teclado.
  • Palavras/frases no bate-papo por texto.
  • Volume da voz.

Onde obter gestos

Há uma variedade de amostras de gestos em seu Inventário, na pasta: Biblioteca (em inglês: Library). Busque no seu inventário por: "gestos" ou "gestures".

Você também poderá comprar gestos já montados no Marketplace.

Como fazer um gesto

Existem muitas variações, mas aqui está um simples exercício para você começar.

  • 1. Clique no botão: Inventário situado na janela do seu Visualizador.
  • 2. Clique na pasta: Gestos (se você não vê-la, clique no sinal de + situado na parte inferior da janela: INVENTÁRIO e selecione: Novo gesto, no menu flutuante.
  • 3. Digite um exclusivo nome para o gesto. Você sempre pode mudar isso mais tarde. Aparece a janela do editor do gesto.

Gesto - Novo gesto.png

  • 4. Na janela: Gesto, sob: Passos, existem exemplos de passos. Clique no botão: Prévia para ver e ouvir o que aquele passo do gesto executa. Por exemplo:
* 1. Clique no primeiro passo: Iniciar animaçãoWave.
* 2. Clique no menu suspenso mais abaixo e selecione uma animação diferente, como: Temeroso. O passo fica atualizado com a escolha desta opção.
* 3. Clique novamente em: Prévia.
  • 5. Adicione e remova os passos usando os botões: Incluir e Remover.
  • 6. Altere a ordem dos passos, selecionando um passo, em seguida, clicando em: P/cima (mover para cima) e P/baixo (mover para baixo).
  • 7. Como desejado, digite um: Gatilho e/ou uma tecla de: Atalho. Alterar a: Descrição é opcional, mas você deve ter pelo menos uma maneira fácil de acionar o gesto.
  • 8. Certifique-se que a caixa de seleção: Ativar esteja assinalada. O gesto deve estar ativo, para ser disparado.
  • 9. Quando estiver pronto, clique no botão: Salvar e feche a janela: Gesto. Teste o gatilho ou a tecla de atalho.

Você também deve observar os gestos já existentes para entender como construí-los do zero.

Uma vez que os gestos são melhores mostrados em ação, assista a este tutorial em vídeo para saber mais:



KBnote.png Observação: Não é mencionado no vídeo, mas você pode usar o menu no alto da janela do Visualizador: Comunicar > Gestos, para ver um resumo de seus gestos ativos. De lá, você pode reproduzir, editar e ver onde os gestos estão em seu Inventário.

Além disso, você sabia que os gestos pode ser usado como uma ferramenta de produtividade? Com macros de bate-papo por texto, você pode digitar abreviações, que se expandem em frases ou mesmo em parágrafos.

Como visualizar os seus gestos ativos

Existem várias maneiras:

  • Procure no seu inventário pela expressão "ativado".
  • Procure na janela do seu Visualizador pelo ícone . Clique nele para ver os gestos ativados.
  • Selecione no alto da janela do seu Visualizador por: Comunicar > Gestos....

Nas duas últimas opções, a janela: Gestos se abre e mostra o nome de todos os gestos ativados, o atalho e o gatilho.

Soluções para problemas com os gestos

Por que os meus gestos não funcionam?

Você está ou não usando corretamente o gatilho ou ele está desativado. O gesto deve ser ativado para ser disparado. Gestos ativados aparecem em negrito no seu inventário e tem a palavra "ativo" ao lado de seus nomes.

Existem algumas maneiras para ativar os gestos:

  • Clique com o botão direito do mouse sobre o gesto e escolha em: Ativar. Você também pode usar a tecla Shift e selecionar um grupo de gestos e em seguida selecione: Ativar, para ativar um grupo de gestos de uma só vez.
  • Arraste um gesto do seu Inventário para sobre o seu avatar, para ativá-lo. Isso também funciona com pastas contendo gestos. Ele funciona semelhante como vestir roupas ou anexar objetos - gestos ativos são efetivamente "vestidos" como uma roupa.

Por outro lado, você pode seguir os mesmos passos, em seguida, escolha: Desativar, para desligar os gestos.

Por que o som parece como o de uma mulher, se eu tenho um avatar masculino (e vice-versa)?

O padrão para os gestos é que eles venham em duas pastas, uma para: Gestos Masculinos e outro para: Gestos Femininos dependendo de qual gênero você escolheu, quando você conectado ao Second Life. Os passos são os mesmos, exceto para os arquivos de som que eles fazem referência. Você sempre pode mudar para o outro grupo de gestos, seguindo os passos acima descritos.

Se você tiver um microfone, você pode gravar com a sua própria voz, fazer o upload de clips de som, então usá-los em gestos para um toque extra pessoal.

Por que não posso usar uma animação ou um som em um gesto?

Em outras palavras, por que não aparecem a animação ou o som no menu suspenso, quando você está editando um gesto?

Verifique se o gesto tem todas as permissões. As animações e os sons devem ter todas as permissões para serem incluída em um gesto. Isso ocorre porque um gesto funciona como um invólucro para as referências individuais de animações e de sons. Se uma animação não era transferível e foi incluída em um gesto, isso seria uma injusta forma de contornar as permissões do criador. Um caso similar se aplica para animações e sons não copiáveis.

É verdade que você não pode fazer muito para modificar animações e sons, depois de fazer o upload, além de renomear e alterar a sua descrição, mas a regra ainda é válida.

Posso acionar múltiplos gestos em uma única linha de bate-papo?

Não. O Visualizador só lê o primeiro gatilho. Se você deseja executar múltiplas ações, você pode incluí-las em um simples gesto.

Se você quer deseja mostra para alguém o gatilho de um gesto, digite-o duas vezes no bate-papo por texto. Por exemplo, o padrão do gesto ativado "/Palmas", digite: "/Palmas /Palmas".

Ele aparece como um único "/Palmas" - os outros avatares vão vê-lo bater palmas, mas também verão o gatilho.

Por que meu gatilho tipo texto desapareceu?

Na janela do editor: Gesto, o: Gatilho é usado para iniciar o gesto, mas é independente do que venha aparecer. Por exemplo, se você tem usado "/wave" para fazer uma animação de aceno, você pode querer que no bate-papo por texto, apareça para todo mundo ver a expressão: "Saudações amigos!"

Se você quiser que o seu gatilho e a saída de texto (independente de outros passos) sejam o mesmo, basta digitar o mesmo texto ao lado do: Gatilho e também em: Trocar por.

Usando os níveis de voz para acionar os gestos

Existem gatilhos especiais para fazer isso. São eles:

  • /Voicelevel1
  • /voicelevel2
  • /voicelevel3

Cada um basicamente se correlaciona com o volume (amplitude) das chamadas de bate-papo por voz, de 1 a 3 sendo do mais baixo, para o mais alto. Quando existem vários gestos que compartilham o mesmo gatilho, eles são acionados aleatoriamente para causar variedade.

Para começar, procure em seu inventário pela pasta: Speech Gestures, que está incluído na: Biblioteca > Pasta Gestos (Speech Gestures = Gesto de conversar).

Arraste a pasta para o seu avatar. Então, tente falar no bate-papo de voz, a partir de uma voz tranquila para uma voz alta. Os braços do seu avatar devem gesticular de forma mais dramática, quando você fala em voz alta, como mostrado no vídeo abaixo:


KBnote.png Observação: A pasta: Speech Gestures pode não aparecer copiada para o seu próprio Inventário, depois de relogar (reentrar no SL). Isto é devido a um bug

Como qualquer outro gesto, você pode editar um gesto speech (conversar). Não altere o gatilho, mas você pode mudar os seus passos.

Para mais informações, veja esses vídeos:


Dicas e truques do gesto

Para um experiente conhecedor de gestos.

  • Gestos se executam começando com uma barra "/" no campo do bate-papo por texto e são automaticamente completados. Digitando antes uma barra, também esconde o fato de que você está digitando para os outros.
  • Na janela do editor Gesto, um animação padrão aparecem no topo do menu suspenso e são classificados em ordem alfabética, enquanto os gestos personalizados aparecem mais abaixo e também estão em ordem alfabética.
  • Enquanto você pode agrupar muitos passos em conjunto, há um limite para o quanto pode ser embalado em um gesto. Você obterá uma mensagem de erro quando você tenta salvar, se você tiver excedido esse limite.
  • Mais de um gesto pode compartilhar o mesmo gatilho, significando tanto do: Gatilho com a tecla do: Atalho, como mostrado com os gestos da fala. Cada vez que você usar um gatilho comum, ele vai escolher aleatoriamente um dos gestos - uma ótima maneira de dar vida e variedade. Por exemplo, se você tem 4 animações diferentes de acenos e dispará-los todos com o gatilho "/aceno", você pode adicionar nuances na linguagem corporal do seu avatar.
  • Desencadeie múltiplos gestos simultaneamente para misturar e talvez criar novos gestos.
  • No passo de uma animação, aparecem os botões: iniciar e Parar. Eles são destinados para animações em loop, tais como poses e danças repetitivas. Se você não quer que seu avatar execute um gesto por toda a eternidade, insira o passo: Parar animação (Stop animation) na animação depois de alguns passos do: Iniciar animação (Start animation).
  • Gestos podem dar ênfase para certas palavras-chave. Por exemplo, se o Gatilho e o Trocar por são ambos a palavra "gato" e você tem um gesto definido para reproduzir um som de um miado com uma animação de carinho da sua mão, cada vez que você digitar "gato" em uma frase, você executará esse comportamento felino. Da mesma forma, usar emoticons podem corresponder a uma linguagem corporal do avatar. Na pasta Biblioteca, a subpasta gesto oferecem muitos exemplos.
  • Gestos pode ser conectado a scripts. Se você tem scripts que usam comandos enviado a um canal como: "/1 ativar", estes podem acionar o gesto de forma mais rápido do que digitar, pois este é um caminho mais longo.
  • Veja o na página: Limites alguns limites numéricos para os gestos.
  • Compartilhe com seus amigos os gesto que criou. Pode ser uma experiência muito gratificante ao dispará-los um após o outro, com um grupo de amigos. Você sabe o que eles dizem sobre que o riso pode ser contagioso!
* Mas ao mesmo tempo, esteja atento. Não faça uso de o gesto parecer spam, os outros não querem ouvir que você vai gritar "Bom Diaaaaaaaaaaaaaa!" por um longo tempo.

Utilizando técnicas de animação

Uma animação é um conjunto de instruções que levam um avatar a se envolver em uma sequência de movimentos. Você pode usar animações em gestos, mas não confunda os dois.

Para ativar uma animação em seu inventário, dê um duplo clique no nome da animação. Isto abre uma caixa de diálogo com o nome da animação, com um campo para ler a descrição da animação, ou para digitar uma nova descrição e dois botões:

  • Executar localmente permite que apenas você veja a animação, mas não será visível para os outros Residentes. Isto é útil para garantir que a animação faça realmente algo que você deseja, sem que os outros vejam o que o seu avatar esteja fazendo.
  • Tocar inworld permite que os Residentes dentro do alcance visual, possam ver o seu avatar executar a animação. Para maiores informações sobre animações e de como criá-las, veja: Guia de animação.

Como iniciar uma animação

Quando você pega uma animação para o seu Inventário, ela é colocada na pasta: Animações.

Janela animacao.png

Para executar uma animação, vá ao seu Inventário e de um duplo clique sobre ela, em seguida clique no botão: Tocar inword (Tocar no mundo virtual). Existem muitas animações livres no Second Life, são coleções passadas de um Residente para outro, por isso não tenha medo de pedir animações a outros Residentes.

Todos os itens.png

Use os filtros de seu Inventário, para facilmente localizar todas as suas animações.

  • 1. Clique na janela do seu Visualizador pelo ícone Inventário . A janela: INVENTÁRIO se abre.
  • 2. Clique no ícone da engrenagem e escolha: Mostrar filtros.
  • 3. Clique no botão: Nenhum para limpar todas as caixas de seleção do filtro.
  • 4. Selecione a caixa de seleção: Animação.
  • 5. Quando terminar, clique em: Tudo, para mostrar todo o seu Inventário.

Lugares como boates têm máquinas de dança com script. Para procurar um clube, clique no botão: Busca na janela do seu Visualizador, no menu suspenso situado a direita do campo da busca, clique em: Lugares. Tente pesquisar por clube, dança, festa ou outra palavra-chave. (ou fazer a busca com termos em inglês como: club, dance, party)

Se você não souber como usar uma máquina de dança, tente perguntar a alguém por perto, de como ela funciona. Dependendo de como a específica máquina opera, normalmente você clica em uma, para começar a dançar. Clicando novamente nela, deve pará-lo.

Como parar uma animação

Dependendo de como você começou uma animação, use uma das formas a seguir para voltar ao normal:

  • Selecione no alto da janela do seu Visualizador por: Eu > Movimentos > Parar minha animação.
  • Se você tiver uma janela de animação aberta, a feche.
  • Se você começou a dançar depois de clicar em uma máquina de dança, clique nela novamente.
  • Se você estiver em um ambiente social, como um clube lotado, tente pedir um dos patronos ou participantes do evento, para lhe ajudar. Algumas máquinas de dança funcionam de forma diferente do que outras, e os visitantes regulares em torno de você podem já estar familiarizados com o que você está usando.
  • Em alguns lugares existe um objeto, geralmente um cone em pé denominado: Stop animation, que ao clicar nele, o avatar para a sua animação.
  • Como último recurso, você pode voar ou se teletransportar para longe e reiniciar o Second Life.

Veja também