Viewerhelp:Upload de modelo - nível de detalhamento

From Second Life Wiki
Jump to: navigation, search

Esta é a guia inicial do processo de upload de modelos, onde você especifica os níveis de detalhamento do seu modelo. Níveis de detalhamento determinam a aparência do modelo de diferentes distâncias. Conforme o modelo fica mais longe, sua renderização diminui para melhorar o desempenho.

Para ver uma renderização automática dos níveis de detalhamento, use a guia Nível de detalhamento no menu suspenso Visualizar. Veja como a complexidade do objeto é reduzida a diferentes níveis.

Depois de selecionar as opções nesta guia, clique na guia Physics.

Selecione o nível de detalhamento

Clique em Alto, Médio, Baixo ou Mais baixo para ver e modificar os diferentes níveis de detalhamento do seu modelo. A cor do indicador de status indicará se o modelo é apropriado para upload:

  • Verde - Nenhum problema detectado. Pronto para carregar.
  • Vermelhor - Há vértices demais para este nível de detalhamento. Os modelos de nível inferior devem conter menos vértices em relação aos de nível superior.

Mesh

Como deseja especificar o nível de detalhamento do seu modelo:

  • Carregar de arquivo
  • Gerar automaticamente
  • Nenhum


Carregar de arquivo: Clicar para carregar arquivos .dae manualmente a qualquer nível de detalhamento. Assim, você controla a aparência do seu modelo a cada nível de detalhamento e pode preservar certos aspectos visuais que um algoritmo pode distorcer.


Gerar automaticamente: Clique para gerar um novo modelo usando o nível de detalhamento sendo visualizado, segundo o modelo carregado.
Método   Selecione um nível de complexidade para o seu objeto segundo um número máximo de triângulos ou um valor máximo de mudança no formato geral do seu modelo:
  • Limite de triângulo Digite o número máximo de triângulos para o nível de detalhamento desejado. O número não pode ser superior ao número de triângulos do nível de detalhamento acima.
  • Limite de erro: Aumente este valor para reduzir a quantidade de detalhamento mantida durante a simplificação. Por exemplo, definir este valor para 0.1 resultará em um modelo 90% simplificado em relação à precisão do modelo original.
Operador de construção  

Selecione o método de redução do número de vértices do seu modelo.

  • Encolher borda: Funde dois vértices conectados por uma borda. Ambos são substituídos por um novo vértice único, selecionado de forma a minimizar erros. Este método retém a forma original do modelo melhor, mas pode distorcer texturas e pesos de pele aplicados no modelo.
  • Encolher borda 50%: Funde dois vértices conectados por uma borda. Um dos vértices se funde ao outro, que fica basicamente inalterado. Este método trata melhor do alinhamento de pesos de pele e texturas no modelo, mas pode afetar ligeiramente o formato visual.
Modo de fila  

Selecione a ordem de fusão dos vértices.

  • Egoísta: Recalcula os valores prioritários para cada borda adjacente depois de cada operação de simplificação. Dá o melhor resultado, mas exige mais poder de computação e tempo considerável em modelos complexos.
  • Preguiçoso: Marca os valores prioritários para cada borda adjacente como "sujos" depois de cada operação de simplificação. Os custos de recomputação só são feitos nas bordas que exigem cálculo. Semelhante a Egoísta, mas otimizado para gerar resultados mais rápidos e ligeiramente menos exatos. Útil para modelos bastante complexos.
  • Independente Calcula conjuntos de operações geométricas assíncronas dos dados, produzindo hierarquias de alturas logarítmicas. Opera praticamente igual ao modo Preguiça, mas com cálculos diferentes.
Modo da borda  

Seleciona como os vértices de uma borda geométrica são tratados, ou seja, vértices não totalmente rodeados de triângulos, como as bordas de um plano.

  • Desbloquear: Não trata vértices geométricos de forma especial (padrão).
  • Fixar: Impede modificações ou remoções de vértices de bordas. Útil para preservar as bordas de modelos que devem se alinhar, como blocos de chão.
Tolerância a compartilhamento  

Use este parâmetro pra compensar os pequenos erros de pontos flutuantes nos seus dados. Controla o ponto onde dois vértices são considerados coincidentes. Tente aumentar este número se seu objeto apresentar rachaduras durante a simplificação.



Nenhum: Clique para carregar somente um modelo com detalhes altos - (ou seja, com zero níveis de detalhamento). O modelo não será exibido no Second Life com renderizações com nível de detalhamento igual a Nenhum. Use esta configuração para melhorar o desempenho e diminuir o uso de recursos para modelos pequenos, visualmente complexos que não precisam ser vistos de longe.


Gerar normais: Mais opções para gerar vetores normais de superfície em seu modelo, que afetam sombras e aparência mais "dura" ao longo de bordas entre vértices.

Ângulo da dobra  

Ajusta o nível de polimento do modelo. Aumente para suaviar a aparência angular e de "facetas" de modelos com número relativamente baixo de vértices.


Copyright Linden Research, Inc. All rights reserved.