Creating, managing, moderating, and disbanding groups/pt

From Second Life Wiki
Jump to: navigation, search

Criação e dissolução de grupos

Criação de um grupo

Você não encontrar um grupo perfeito para você ? Crie o seu próprio grupo e traga seus amigos para ele! Criar um grupo é simples de fazer. Mas no entanto, tenha em mente o seguinte:

  • O custo de criação de um grupo é de L$ 100.
  • Para existir um grupo, ele deve ter pelo menos dois membros.
  • Qualquer grupo que tenha menos de 2 pessoas, após 48 horas ele é automaticamente dissolvido.

Para fazer um grupo, siga estes passos:

  • 1. Selecione no alto da janela do Visualizador em: Comunicar > Meus grupos.
  • 2. Selecione o botão + > Novo grupo....
  • 3. Na guia: Geral, digite o nome do grupo. Faça uma breve descrição do seu grupo, para não deixar o espaço em branco. Esta é página de declaração do seu grupo.
  • 4. Se desejar, arraste uma textura sobre a caixa para ela ser a insignia do seu grupo. Ela será exibida no perfil de seu grupo.
  • 5. Na sub-guia: Grupo selecione: Qualquer um pode entrar, se você desejar que as pessoas entrem no grupo sem necessitar do convite.
  • 6. Se existir um custo para se juntar ao grupo, assinale a caixa de seleção: Taxa de inscrição, e informe o valor em L$.
  • 7. Selecione o nível de maturidade do seu grupo.
  • 8. Clique em: Criar grupo.
  • 9. Uma janela pop-up, solicita a sua confirmação que você deseja criar um grupo, pagando L$ 100.


Criar novo grupo.PNG


Você criou o seu grupo! Agora você pode gerenciar a forma de adesão ao seu grupo, os papéis e as habilidades na guia: Cargos, situado na janela: PESSOAS.

  • Selecione: Cargos > MEMBROS > Convidar para abrir a janela: Convite do grupo e convidar outros residentes para participar.
  • Selecione: Cargos > CARGOS para criar novas funções, determinando as habilidades associadas a cada função, e atribuir certas funções a membros específicos do grupo.
  • Use Cargos > FUNÇÕES para ver as descrições das habilidades e ver quem as tem.


KBcaution.png Importante: Lembre-se de ter dois membros no grupo dentro de 48 horas, para evitar a dissolução do grupo!

Dissolução ou exclusão de grupos

Por enquanto não existe nenhum mecanismo explícito para fazer um grupo desaparecer ao mesmo tempo que tenha membros. O dono de um grupo ainda pode dissolver o grupo, ejetando todos os seu membros e certificando-se que ninguém possa novamente se juntar ao grupo, e (opcionalmente) deixando-o sozinho no grupo. Qualquer grupo que tenha um membro ou ninguém, após um período de 48 horas, o grupo é automaticamente dissolvido.

KBnote.png Observação: Por favor, note que os grupos que já foram dissolvidos não podem ser recriados.

É possível obter de volta um grupo que foi dissolvido ?

Infelizmente, não podemos ressuscitar um grupo para você, se você permitiu que ele se dissolve-se. Você é livre para criar um novo grupo, mas o novo grupo não pode usar o mesmo nome do grupo que se dissolveu.

KBnote.png Observação: Por razões técnicas, não é possível ter dois grupos com o mesmo nome, mesmo se um dos grupos não estiver ativo.


Moderação em grupo

O que é um moderador?

Assim como na vida real, um moderador no Second Life® é alguém que media; geralmente é uma pessoa que preside uma reunião, um fórum ou no mundo virtual, a uma conversação em grupo. O Visualizador do Second Life inclui a habilidade de moderação que permite que algumas pessoas moderem o bate-papo por texto e as conversas de voz do seu grupo.

O que faz um moderador ?

A qualquer momento um moderador pode-se juntar a sessão do grupo. Essa pessoa é claramente identificada como: Moderador na lista de participantes. Durante a sessão, o moderador pode seletivamente desligar as vozes dos outros participantes, bem como desativar o bate-papo por texto (chat) de quaisquer outros participantes, a qualquer momento. Usando esses controles, o moderador pode gerenciar um grande grupo de usuários e permitir que falantes específicos possam falar. Lembre-se que a moderação é limitada a grupos:

  • Um moderador pode controlar tanto o chat de texto, como o chat de voz dentro de um chat de grupo.
  • Sessões de grupo que não tenham presente um moderador irão se comportar da mesma maneira que sempre fizeram. Quando um moderador estiver presente, o moderador pode escolher se quer controlar os outros, ou deixar a conversa aberta e de forma livre.
  • A moderação não está disponível para conversas que acontecem fora dos grupos. Como por exemplo:
  • Encontros improvisados no chat local.
  • Bate-papo por voz em torno de onde o seu avatar esteja parado.
  • Mensagens instantâneas (MIs) entre dois avatares.
  • Bate-papo por voz entre dois avatares.

Quem pode ser um moderador?

Porque a moderação só está disponível para grupos de Second Life, esta é uma habilidade que faz parte dos cargos que você pode atribuir dentro dos grupos. Por padrão, a capacidade de moderação do bate-papo em grupo é automaticamente atribuída ao: Proprietário do grupo e quem tem o cargo de oficial (em inglês: officer), mas isso pode ser alterado ou adicionado a outros cargos, assim como outras habilidades.

  • 1. Selecione: Comunicar > Meus grupos ou clique em seu avatar e escolha no menu suspenso por: Meus grupos.
  • 2. Selecione um grupo onde você seja o: Proprietário do grupo.
  • 3. Selecione no menu suspenso por: Ver dados.
  • 4. Veja a guia: Cargos. Clique na aba: MEMBROS.
  • 5. Escolha um avatar da listagem que deseje que seja um moderador e assinale a caixa de seleção: Oficiais.
  • 6. Clique em: Salvar.

Ou pode cira um novo cargo, clicando em: Adicionar cargo. Escolha um nome, um título e se desejar, coloque uma descrição do novo cargo.

  • Na mesma janela, mais abaixo em: Habilidades permitidas, dirija-se a seção: Bate-papo.
  • Selecione a caixa: Moderate Group Chat
  • Clique em: Salvar.

Ao lado da listagem dos participantes de um grupo de conversação, um officer tem ao lado do seu nome o termo: (Moderador).

Como alguém se torna um moderador?

Você se torna um moderador de um grupo se existir um cargo no grupo que confere a função de moderar o grupo

O proprietário do grupo sempre terá essa capacidade, bem como qualquer membro do grupo com um cargo que tenha habilitada a moderação do bate-papo em grupo (tais como os officers tem).

Moderação do bate-papo por texto

Em uma sessão de bate-papo por texto em grupo ou MI em grupo, independentemente de haver ou não uma conversação por voz em andamento, o moderador pode desativar o chat de texto para participantes individuais. Isto é feito selecionando o nome da pessoa na listagem dos participantes do grupo e marcando ou desmarcando: Pode bater papo por escrito.

Se usa o Visualizador 2.0 ou superior, se silenciado receberá um pop-up com a seguinte mensagem: Seu texto de bate-papo foi silenciado pelo moderador.

Se usa o Visualizador 1.23 ou superior, se silenciado verá no chat do grupo a seguinte mensagem: Sua conversa de texto foi desabilitada por um Moderador do Grupo.

Quando o moderador desabilita o bate-papo por texto para uma determinada pessoa, essa pessoa não será capaz de digitar nada na barra de chat de texto para esta sessão do grupo.


Conversas - Opcoes do moderador.png

Moderação do bate-papo por voz

Uma vez que um moderador se junta a uma conversação em voz do grupo, o moderador pode permitir ou pode proibir os bate-papos por voz para falantes individuais da conversação do grupo. Isto é feito selecionando o nome do palestrante na lista dos participantes e marcando: Silenciar este participante ou: Desfazer silenciar este participante.

  • Quando um moderador desabilita a voz de uma determinada pessoa do grupo, essa pessoa não vai mais ser ouvida por mais ninguém na conversa. Essa pessoa tem ao lado do seu nome, o símbolo proibido para que todos possam ver.
  • Isto significa que a ação do moderador substitui todos os outros ajustes pessoais para silenciar essa pessoa. Por exemplo, mesmo que um terceiro participante escolher em particular, em silenciar essa pessoa, ele não mais vai ouvir aquela pessoa, uma vez que o moderador desabilitou a voz da pessoa.


O moderador também pode decidir o comportamento padrão para a chamada de voz do grupo, selecionável a partir de um menu suspenso, junto a janela com a listagem dos Residentes participantes da sessão.

  • Inicialmente, a configuração padrão é de ter a voz ativada. Isto significa que novos participantes que se juntarem à chamada, poderão falar livremente. Além disso, as vozes de todos do grupo que foram anteriormente desativadas, novamente poderão falar, apesar de que suas vozes podem posteriormente ser seletivamente desativadas pelo moderador.
  • Um moderador pode mudar a configuração padrão para voz desativada. Isso significa que as vozes de todos que estão na sessão serão desativadas de uma só vez, e as vozes serão desativadas para todos os novos participantes que também se juntarem a conversação por voz! Isso é útil, já que alguns oradores podem ser autorizados a utilizar o chat de voz e "tem a palavra" na conversação. Mesmo que os outros participantes se juntem no final da sessão com os seus microfones abertos, eles não serão capazes de entrar na conversa.
  • A qualquer momento, um moderador que está em uma chamada de grupo, pode alternar entre: voz ativada por padrão ou voz desativada por padrão .


KBcaution.png Importante: Se um moderador sai da conversação do grupo, mas mantém: Silenciar todos, a sessão permanecerá assim até que todos os participante saiam dela é esta seja completamente fechada, o que é bastante improvável de acontecer para alguns grandes grupos! Portanto, o moderador deve lembrar-se de redefinir a sessão para: Desfazer silenciar todos, antes que ele pessoalmente deixe a sessão. Os membros do grupo terão de contatar o moderador no mundo virtual se ele se esqueceu.

Veja também