Mesh/Upload de referência de modelo da UI

From Second Life Wiki
< Mesh
Revision as of 10:48, 19 August 2011 by Gianinni Babenco (Talk | contribs)

Jump to: navigation, search

Use a janela Carregar modelo para carregar arquivos COLLADA (.dae) no Second Life. Janela com três guias e uma seção de pré-visualização está sempre disponível.

Visualizar

A área de pré-visualização exibe uma prévia do modelo selecionado, com diferentes níveis de detalhamento. Use os controles de câmera padrão para rodear e ampliar a visualização do modelo.

Nome   Nome do modelo sendo carregado.
Nível de detalhe   Selecione um nível de detalhamento para visualizar o modelo.
Template:Icon Engrenagem  
  • Mostrar bordas: Mostra as bordas do seu modelo, entre os vértices.
  • Mostrar física: Mostra a representação física do seu modelo, como grades amarelas ou uma série de camadas coloridas.
  • Mostrar texturas: Mostra texturas aplicadas ao modelo.
  • Mostrar peso da pele: Se o modelo contém os dados do peso da pele, você verá a aparência do modelo em um avatar, que estará na posição de pé padrão.
  • Mostrar posição das juntas: Mostra o posicionamento de juntas customizadas, se houver.

Pesos e custo

Mostra o cálculo de download do modelo, custos de física e servidor, custo do equivalente em prims e o preço do upload.

Nível de detalhamento

Esta é a guia inicial do processo de upload de modelos, onde você especifica os níveis de detalhamento do seu modelo. Níveis de detalhamento determinam a aparência do modelo de diferentes distâncias. Conforme o modelo fica mais longe, sua renderização diminui para melhorar o desempenho.

Para ver uma renderização automática dos níveis de detalhamento, use a guia Nível de detalhamento no menu suspenso Visualizar. Veja como a complexidade do objeto é reduzida a diferentes níveis.

Depois de selecionar as opções nesta guia, clique na guia Physics.

Selecione o nível de detalhamento

Clique em Alto, Médio, Baixo ou Mais baixo para ver e modificar os diferentes níveis de detalhamento do seu modelo. A cor do indicador de status indicará se o modelo é apropriado para upload:

  • Verde - Nenhum problema detectado. Pronto para carregar.
  • Vermelhor - Há vértices demais para este nível de detalhamento. Os modelos de nível inferior devem conter menos vértices em relação aos de nível superior.

Mesh

Como deseja especificar o nível de detalhamento do seu modelo:

  • Carregar de arquivo
  • Gerar automaticamente
  • Nenhum


Carregar de arquivo: Clicar para carregar arquivos .dae manualmente a qualquer nível de detalhamento. Assim, você controla a aparência do seu modelo a cada nível de detalhamento e pode preservar certos aspectos visuais que um algoritmo pode distorcer.


Gerar automaticamente: Clique para gerar um novo modelo usando o nível de detalhamento sendo visualizado, segundo o modelo carregado.
Método   Selecione um nível de complexidade para o seu objeto segundo um número máximo de triângulos ou um valor máximo de mudança no formato geral do seu modelo:
  • Limite de triângulo Digite o número máximo de triângulos para o nível de detalhamento desejado. O número não pode ser superior ao número de triângulos do nível de detalhamento acima.
  • Limite de erro: Aumente este valor para reduzir a quantidade de detalhamento mantida durante a simplificação. Por exemplo, definir este valor para 0.1 resultará em um modelo 90% simplificado em relação à precisão do modelo original.
Operador de construção  

Selecione o método de redução do número de vértices do seu modelo.

  • Encolher borda: Funde dois vértices conectados por uma borda. Ambos são substituídos por um novo vértice único, selecionado de forma a minimizar erros. Este método retém a forma original do modelo melhor, mas pode distorcer texturas e pesos de pele aplicados no modelo.
  • Encolher borda 50%: Funde dois vértices conectados por uma borda. Um dos vértices se funde ao outro, que fica basicamente inalterado. Este método trata melhor do alinhamento de pesos de pele e texturas no modelo, mas pode afetar ligeiramente o formato visual.
Modo de fila  

Selecione a ordem de fusão dos vértices.

  • Egoísta: Recalcula os valores prioritários para cada borda adjacente depois de cada operação de simplificação. Dá o melhor resultado, mas exige mais poder de computação e tempo considerável em modelos complexos.
  • Preguiçoso: Marca os valores prioritários para cada borda adjacente como "sujos" depois de cada operação de simplificação. Os custos de recomputação só são feitos nas bordas que exigem cálculo. Semelhante a Egoísta, mas otimizado para gerar resultados mais rápidos e ligeiramente menos exatos. Útil para modelos bastante complexos.
  • Independente Calcula conjuntos de operações geométricas assíncronas dos dados, produzindo hierarquias de alturas logarítmicas. Opera praticamente igual ao modo Preguiça, mas com cálculos diferentes.
Modo da borda  

Seleciona como os vértices de uma borda geométrica são tratados, ou seja, vértices não totalmente rodeados de triângulos, como as bordas de um plano.

  • Desbloquear: Não trata vértices geométricos de forma especial (padrão).
  • Fixar: Impede modificações ou remoções de vértices de bordas. Útil para preservar as bordas de modelos que devem se alinhar, como blocos de chão.
Tolerância a compartilhamento  

Use este parâmetro pra compensar os pequenos erros de pontos flutuantes nos seus dados. Controla o ponto onde dois vértices são considerados coincidentes. Tente aumentar este número se seu objeto apresentar rachaduras durante a simplificação.



Nenhum: Clique para carregar somente um modelo com detalhes altos - (ou seja, com zero níveis de detalhamento). O modelo não será exibido no Second Life com renderizações com nível de detalhamento igual a Nenhum. Use esta configuração para melhorar o desempenho e diminuir o uso de recursos para modelos pequenos, visualmente complexos que não precisam ser vistos de longe.


Gerar normais: Mais opções para gerar vetores normais de superfície em seu modelo, que afetam sombras e aparência mais "dura" ao longo de bordas entre vértices.

Ângulo da dobra  

Ajusta o nível de polimento do modelo. Aumente para suaviar a aparência angular e de "facetas" de modelos com número relativamente baixo de vértices.


Física

Esta guia é o seguindo passo do processo de upload de modelos.

A física do modelo define como ele colide com outros objetos. Em geral a física tende a ser mais simples que a aparência visual para reduzir a carga de computação. Por exemplo, a parte física de um modelo automobilístico complexo pode ter um cubo. NOTA: Modelos projetados para serem usados como veículos não podem ter custo de física acima de 32.

1. etapa: análise e 2a. etapa: Simplificação. Estas etapas não são obrigatórias para criar a física do seu modelo, mas podem reduzir o peso físico consideravelemente.

Depois de selecionar as opções nesta guia, clique na guia Modificadores.

Use Nível de detalhamento   Selecione esta opção para automaticamente gerar um modelo de física automaticamente, baseado no nível de detalhamento atual. Depois selecione:
  • Mais baixo
  • Baixo
  • Médio
  • Alto

Baixo ou Mais baixo adequam-se à maioria dos usos, e têm custo físico relativamente baixo.

Arquivo   Selecione esta opção para carregar seu próprio modelo físico de um arquivo .dae. Proporciona o maior controle sobre a forma física do seu modelo. Clique em Procurar e selecione o arquivo.

1a. etapa: análise

Selecione as opções desejadas e clique em Analisar.

Método   Selecione o método de decomposição do modelo. Cada método é melhor para um determinado tipo de forma, produzindo os resultados mais precisos e econômicos para o tipo de modelo:
  • Superfície - ideal para formas curváceas e orgânicas, como de animais.
  • Sólidos - ideal para objetos angulares e com interior e exterior bem separados, como edifícios.
  • Malha - ideal para formas altamente complecas, como árvores e galhos.
Qualidade   Selecione o nível de redução na combinação de justaposição de camadas na etapa de decomposição. Alto apresenta os melhores resultados de simplificação, mais o tempo de processamento é maior. Caso tenha problemas de desempenho, faça a Visualização primeiro para confirmar o polimento. Selecione Tapar buracos e passe para Alto para obter os melhores resultados de simplificação.
Liso   Tolerância de fusão de triângulos co-planares. O valor equivaloe ao ângulo entre triângulos adjacentes cuja fusão é permitida. Zero acomoda pequenos ângulos, para que superfícies com leves curvaturas fiquem chatas.

Reduzir o nível de Alisar reduz o custo físico para objetos com superfícies curvas.

Tapar buracos (devagar)   Selecione para preencher quaisquer buracos na representação física do modelo (quando possível) para consertar pequenos erros. Selecionar esta opção também fechará aberturas feitas intencionalmente: não aplique em modelos com aberturas ou orifícios intencionais, como passagens.

2a. etapa: Simplificação

Selecione as opções desejadas e clique em Simplificar.

Método   Selecione um método de simplificação:
  • Manter %: Selecione o percentual de capas a manter da análise original.
  • Detalhe: Reduz a complexidade do modelo físico segundo a barra de ajuste Nível de detalhamento.
  • Melhor detalhamento: Similar ao Detalhamento, mas é melhor para manter aberturas.
Passes   Aumente para criar menos capas juxtapostas e uma representação geral da forma física do modelo mais exata.
Nível de detalhamento   Diminua para preservar mais detalhes sutis durante o processo de simplificação. Aumentar esta configuração reduz o custo físico, porém com menor precisão do modelo físico. Para muitos modelos, grande parte da simplificação ocorre a valores bastante baixos, entre 0,0 e 0,3. Acima disso, o modelo físico é reduzido a uma única capa.
Visualização   Ajuste a barra Visualização para ampliar as capas que perfazem o modelo físico. Útil para objetos com muitas capas para localizar e examinar capas que não teria boa visibilidade.

Modificadores

Esta guia é o terceiro passo do processo de upload de modelos, onde você especifica outras características do seu modelo, como texturas.

Depois de especificar todas as informações necessárias nesta guia:

  1. Clique em Calcular pesos& custo para calcular os pesos em recursos, custo em prims e em dólares Linden.
  2. Clique em Upload para carregar seu modelo no Second Life.


Escala   Aumenta ou reduz o tamanho de base do seu modelo. Aumentar a escala do modelo pode aumentar os custos de recursos e upload.
Dimensões   Mostra as dimensões do modelo na esala especificada.


Incluir

Texturas   Selecione para incluir as texturas do modelo no upload e aplicá-las automaticamente ao modelo. Cada textura aumenta o custo do upload em L$10. As texturas carregadas são incluídas no seu inventário, numa pasta nova dentro da pasta Texturas. A nova pasta terá o nome do modelo carregado.
Peso da pele   Selecione para incluir os dados de peso da pele do modelo para uso por avatares.
Posições das juntas   Selecione para incluir os dados de posicionamento das juntas do modelo para uso por avatares.
Ângulo pélvico Z   Para alterar o ângulo verical de meshs usados em avatares. Use este parâmetro para alinhar meshes que não foram desenhados para se alinhar centralmente na raiz do avatar (pélvis).