Shopping safety tips/pt

From Second Life Wiki
Jump to: navigation, search

Dicas de segurança sobre compras

Compras é uma das atividades mais populares no mundo Second Life®. Muitos Residentes utilizam o dólares Linden (L$) para comprar uma propriedade, para mobiliar suas casas ou até mesmo para melhorar a aparência de seus avatares com as últimas modas!

A maioria dos varejistas no mundo Second Life oferecem itens legítimos para a venda, mas os compradores devem ficar atentos a alguns golpes ou trapaças nas suas compras. A Linden Lab não costuma se envolver em negócios particulares entre Residentes, por isso tome cuidado ao fazer suas compras. Abaixo estão listadas algumas coisas a considerar antes de gastar o seus preciosos dólares lindens.

Se o negócio parece bom demais para ser verdade, provavelmente não o é.

Se alguém está se oferecendo para vender terras virtuais ou itens a um preço que é significativamente menor do que o preço de mercado, investigue cuidadosamente antes de fazer a sua compra. Existem diversas pechinchas no Second Life, mas algumas ofertas são muito boas para serem verdade. O pagamento é feito, porem sem a entrega dos itens.

Quando você tenta pagar por um item, você deve ver uma tela de confirmação que verifica a identidade do fornecedor e do objeto que você está prestes a comprar. Quando em dúvida, coloque o botão direito do mouse no objeto para ver o nome do criador listado no item. Em muitos casos, o nome do criador irá coincidir com a loja ou com o nome do designer.

Na maioria das lojas não haverá alguém da loja para ajudar com sua transação. Tome cuidado se alguém lhe pedir para pagar diretamente a ele, para comprar um item na loja. Se você deseja fazer uma transação de terrenos com outro Residente, você deve fazê-lo através da janela: Sobre terrenos, que aparece quando você clica sobre a terra, com o botão direito do mouse no Visualizador do Second Life. Você também pode comprar terras diretamente da Linden Lab através do portal oficial: Comprar terreno ou nos: Leilões.

Não seja enganado por um "prim invisível".

Antes de pagar dólares Linden a um comerciante, verifique se você está clicando no item que você pretende pagar. Cuidado com inteligentes vigaristas que colocam um "prim invisível", que é um objeto transparente, sobre um legítimo item para a venda. Isso pode parecer complexo, mas isto significa que o seu pagamento em dólares Linden é interceptado por outra pessoa! Você não receber o seu item, e o vendedor não recebe o pagamento! Então, antes de clicar em "Comprar", verifique se o nome do objeto em sua caixa de confirmação na janela pop-up, corresponde ao item que você deseja comprar. Além disso, se é oferecido uma mensagem "Fastpay!" (Pagamento rápido) que convida a acelerar a sua transação, verifique se o pagamento está indo para o avatar que pretende pagar.

KBtip2.png Dica: Você pode ver os "prims invisíveis", selecionando no alto da tela do Visualizador do Second Life: no novo Visualizador Avançado > Realces e visibilidade > Realçar transparentes, no antigo Visualizador Exibir > Luz para transparência (você também pode pressionar Ctrl-Alt-T no seu teclado). Isto irá tornar visível qualquer objeto "invisível". Você também pode passar o mouse sobre o item que deseja comprar, para ver uma janela pop-up, que é uma "dica" que identifica o nome do objeto e de seu proprietário

Evite fraudes como "fique rico rapidamente" através de permissões de débito.

Cuidado com ofertas do tipo "fique rico rapidamente", particularmente em sistemas que oferecem para pagar aos investidores renda substancialmente elevada, com o dinheiro de novos associados. Você pode ser convidado a participar do esquema em "pirâmide" ou "Ponzi". Os esquemas "Pirâmide" e "Ponzi" são em muitos países considerados transações econômicas ilegais, e a maioria das pessoas envolvidas nunca recuperam o seu investimento inicial.

Seja cético em relação a propostas de participação para os chamados esquemas de "investimentos" que prometem suspeitas altas taxas de retorno. Use o seu bom senso: Se parece bom demais para ser verdade, provavelmente não é.

Também tenha cuidado com itens que solicitam "permissão de débito" ou permissão para pegar fundos de sua conta. Se você disser "sim" para a permissão de débito, a sua conta em dólares Linden pode ser esgotada.

Para proteger-se de fraudes do tipo "permissão de débito":

  • Nunca clique no Sim nas caixas de diálogo que aparecem nos cantos da sua tela, sem ler cuidadosamente o que eles estão pedindo.
  • Nunca dê as permissões de débito a um dispositivo que não foi criado por você ou alguém da sua confiança.
  • Suspeite de itens que são enviados para você de forma inesperada por pessoas que você não conhece.
  • Se você, inadvertidamente conceder permissões de débito ao aceitar um item, excluir imediatamente o item e esvaziá-lo de seu lixo.

O que devo fazer se não ficar satisfeito com uma compra ou transação feita com outro Residente?

Recomendamos que você contate diretamente o outro Residente para tentar resolver o problema. Sugerimos este tipo de abordagem para todas as queixas, incluindo os contratos de aluguel, que você tem sobre as transações no mundo virtual com outro residente. Em nossa experiência, a maioria dos vendedores estão dispostos a cooperar para resolver as reclamações.


KBwarning.png Aviso: Linden Lab não pode verificar, aplicar, certificar, examinar, defender ou julgar qualquer juramento, contrato, acordo, negócio, ou acordo feito entre os Residentes do Second Life.

Veja também