Object sale types/pt

From Second Life Wiki
Jump to navigation Jump to search

Tipos de objetos a venda

Original, cópia ou conteúdo

Deve você vender as suas criações no mundo virtual do Second Life como Original, Cópia ou o seu Conteúdo? Isso depende de como o objeto é apresentado e o que você pretende fazer, como mostra este vídeo (em inglês):

<videoflash type="youtube">y7vrq_alXsU&hl|450|245</videoflash>


KBtip2.png Dica: Existem formas mais avançadas de colocar um objeto a venda, como uma loja baseada na web como o Marketplace e scripts de venda que podem ajudar você a acompanhar as suas vendas, de colocar em diversos locais os seus produtos à venda, de automatizar as atualizações dos seus produtos e muito mais.

Este artigo fornece uma visão geral dos prós e contras de cada opção.

Ao longo de tudo isso, ande com os seus sapatos como se você fosse um cliente e tente do início ao fim desta experiência de compra para si mesmo, entender tudo, em primeira mão.

Copia original.png

Original

Com esta opção, você vende o objeto no mundo virtual "como está" (em inglês "as is").

Se alguém compra-lo, o objeto vai informar agora que o dono do objeto é de quem o possui. Se ele desejar leva-lo, ele deve colocar o objeto para o seu Inventário. Caso contrário, ele permanece no mundo virtual e pode ser devolvido ou perdido.

Pros

Vendendo itens como originais são úteis para:

  • Criação de itens "exclusivos" ou de uma "edição limitada" de obras de arte com um limitado número de cópias, criando uma escassez artificial que alguns acham atraente. Por exemplo, você coloca cinco vasos em uma prateleira, onde os compradores os levam da prateleira, até acabarem.
  • Vendas envolvendo objetos não copiáveis, mas transferíveis, onde você não é o criador original, são geralmente preferível para exibir os objetos em 3D, ao invés de uma imagem colada em uma embalagem, caso você tenha perdido ou descartado a embalagem original.
  • Se você construiu uma estrutura em terra alheia e deseja vendê-la, sem ter que fazer o rez.

Contras

O novo proprietário tem que comprar cada objeto, e não há atualmente nenhuma maneira para configurar objetos para venda sem estar em um terreno. No entanto, se você está vendendo um de seus lotes de terra, há uma opção para também "vender os objetos com a terra" (em inglês Sell the objects with the land).

Cópia

Com esta opção, você vende uma cópia do objeto que você comprou. O original permanece no mundo virtual, enquanto uma cópia aparece no seu Inventário.

4742747723 3c8fc2667f o.jpg

Prós

  • Se o objeto é feito para ser usado como está, você pode fazer o rez no mundo virtual. Por exemplo, você vê uma bonita árvore no mundo virtual e você a compra.
  • Uma vantagem de poder ter a cópia em uma caixa, pois fica como uma cópia de segurança (backup) e é mais resistente de ser desarrumada, ao contrário de uma pasta que pode ter o seu conteúdo misturado. É uma criativa maneira de lidar com isso quando for vender um Conteúdo é também recursivamente de poder incluir uma embalagem dentro de um conteúdo. Então ambos, você (1) elimina a necessidade de fazer o rez de uma embalagem no mundo virtual e (2) fornece uma cópia de segurança.

Contras

  • Se o objeto veio em uma caixa, você precisa não só fazer o rez da caixa, mas descompactá-la, também conhecido como "abrir caixas" (porque o conteúdo do objeto é tratado como tal). Para os criadores, existe a necessidade da ação de um clique para que você possa usar. Os clientes devem usar o botão esquerdo do mouse para abrir uma caixa (mais simples do que usar o botão direito do mouse e selecionar uma opção do menu suspenso).
  • Em muitos casos, é melhor vender o Conteúdo ao invés de uma Cópia, porque reduz o número de passos intermediários potencialmente frustrantes de se abrir uma caixa. Pode ser difícil encontrar um lugar para rez, para não mencionar o tempo adicional gasto.

Uma exceção a isso é se você considerar a embalagem sendo uma importante parte da experiência, se as suas caixas sejam realmente bonitas de serem vistas.

Conteúdo

Com esta opção, você vende o que está dentro do objeto embalagem. Ele aparece no Inventário do destinatário em uma pasta intitulada com o nome do objeto.

4602785908 8b22938a4f o.jpg

O seu conteúdo é o que você vê quando você clica no objeto com o botão direito do mouse e vai em: Editar e clica na guia: Conteúdo.

Vender conteúdo é frequentemente a melhor escolha para vender o que há dentro de objetos de exibição que ficam geralmente em placas de venda e que exibem uma representação do que está dentro, em vez de exibir o objeto real, a menos que você esteja confiante de que há uma vantagem fazer de outra forma. Por exemplo, um sofá de dois lugares você pode "experimentar antes de comprar" e pode ser vendido como uma Cópia, mas uma caixa contendo vários sofá de dois lugares em diferentes cores devem ser vendidos como Conteúdo.

No conteúdo do objeto embalagem, em adição ao produto atual, você pode incluir itens complementares. Por exemplo, notecards com "read me" (em português leia-me), que contenham informações além de outras documentações, um marco (landmark) de sua loja, para que o comprador possa com facilidade encontrá-la novamente.

Veja também