Ajuda SL Brasil/pt

From Second Life Wiki
Jump to: navigation, search


BENVINDO NA PAGINA WIKI DO GRUPO AJUDA SL BRASIL - VOLUNTÁRIOS


500Snapshot 101.jpg

APRESENTAÇÃO



Criado em maio de 2009, com objetivo de apoiar e conduzir residentes ao pleno entendimento do Second Life®, o Grupo AJUDA SL BRASIL VOLUNTÁRIOS é formado por pessoas que acreditam na sinergia do trabalho voluntário.

Somos um grupo heterogêneo, enriquecido pela soma de conhecimentos individuais em diversos níveis. Valorizamos a capacidade de equilíbrio e moderação, antes mesmo do conhecimento técnico - convictos de que este é possivel se adquirir.

Somos orientados para a máxima tolerância possível, conduzindo todas as questões pelo caminho das Regras e Normas da Comunidade - TOS e BigSix.

Contamos com Voluntários Criadores (em maioria brasileiros) que disponibilizam produtos a custo zero na Ilha de Ajuda - oferecendo aos novos residentes itens originais de qualidade, minimizando a disseminação das copias ilegais.


Possuimos 3 diretrizes:

1 - Não obtemos LUCROS ou vantagens financeiras para o Grupo, seus indivíduos ou terceiros. Mas recebemos doações em TipJar e exploramos propagandas em outdoors, como formas de angariar recursos para manutenção da Ilha de Ajuda;

2 - Não direcionamos residentes para ilhas de caráter exclusivamente comercial. Ensinamos a utilização das ferramentas de BUSCA.

3 - Não é permitida a transferencia de itens, entre residentes, na Ilha de Ajuda. Dispomos dos Kits de boas-vindas, acessiveis a todos os residentes; por que não seremos tolerantes com as cópias ilegais.

Oferecemos aulas e palestras sobre diversos temas de SL - abertos para qualquer residente - conforme agenda do Grupo - Amigos Ajudam SL Brasil Informa.

  >>>  Inscrição para Seleção, Treinamento e Formação de Voluntátios  - exclusivamente na Ilha de Ajuda - Inside Me <<<

TAO DO VOLUNTARIO


- Podemos melhorar a nossa Comunidade - Trabalhamos de mãos dadas para que sejamos fortes - Gestos e Atitudes ensinam sempre mais


  • Visão e Missão

a - Somos um grupo independente e nossa VISÃO é baseada nos fundamentos do voluntariado oficial [RHN] do Second Life. Nosso objetivo é oferecer conhecimento, assistência e encorajamento para os residentes em necessidade, principalmente aos mais novos.

b - Nossa caracteristica principal, é o trabalho PRESENCIAL na Ilha de Ajuda, no qual nos revezamos, convictos de que o contato humano será sempre mais marcante e eficiente na prestação de uma assistência de qualidade.

c - Acreditamos que se voluntariar em qualquer mundo tem o potencial de melhorar a nós mesmos, enquanto ajudamos aqueles que necessitam. E vamos alcançar este potencial através de nossos triunfos, tanto individuais quanto em cooperação.


    • Comportamento Padrão e Atitude do Voluntário **

Cada voluntário tem a oportunidade de criar uma primeira impressão inesquecível para os novos residentes, enquanto ajudam outros já mais experientes com assistência de qualidade. E nós fazemos isso porque queremos e gostamos; fazemos com um sorriso. Porque é assim que queremos que estes momentos inesquecíveis sejam lembrados.


      • Conduta pessoal ***

Assim como o Big Six e TOS são as Regras e Leis do Second Life; o TAO é a regra e a lei dos voluntários do Grupo Ajuda SL Brasil Voluntários.


TAO: O Caminho do Voluntariado

> Nos mantemos civilizados mesmo quando há controvérsias. > Somos pacientes, ajudando como podemos em situações difíceis. > Respeitamos aqueles que ajudamos, sabendo que não será retribuido. > Damos ênfase ao positivo em cada situação. > Trabalhamos como um time para ajudar uns aos outros a resolver problemas. > Somos confiantes, comedidos e de confiança. > Participamos e partilhamos ideias para aprimorar o Second Life, melhorando a Comunidade Brasileira. > Mantemos o senso de humor e ajudamos quando estamos bem e animados! > Nós continuaremos este trabalho nos divertindo!

Aqueles que não seguirem o TAO poderão ser removidos do Grupo sem prévio aviso.

Exemplos de não seguir o TAO do voluntario, mas nao limitado a:

   - Comportamento Agressivo;
   - Deixar de observar e cumprir o disposto no ToS, BiG 6 e TAO;
   - Deixar de atender as Diretrizes do Grupo e os critérios da Organização;
   - Usar o grupo para obter benefícios individuais, para si ou para terceiros;
   - Usar o título do grupo (TAG) para intimidar ou fazer ameaças; 
   - Propagandas ou SPAM nos canais do Grupo.
   

Importante: use a sua tag, enquanto presente na Ilha de ajuda - a nossa casa. Ela nos identifica e mantém organizados.

      • Valorização do Empenho na Atividade Presencial ***

A fim de manter um cotingente real de voluntários ativos, valorizando aqueles que se fazem presentes e colaboram para os objetivos do grupo - ainda que no exercício das suas funções fora do ambiente da Ilha -, serão mantidas ativas apenas as TAGs dos Voluntário em atividade.

a - Voluntários ausentes, permanecerão no grupo como membros; bastando comunicar à coordenação sobre a sua intenção de retornar às atividades, para que seja restabelecida a função. Dependendo do tempo de afastamento, pode ser necessário breve periodo para atualização.

b - Voluntários Plenos ausentes por período superior a 6 (seis) meses poderão ser removidos do grupo.

c - Gerentes e Supervisores possuem mais habilidades e zelam pela manutenção de nossa filosofia - o TAO; dedicando mais esforço para a realização dos objetivos e apoiando aos demais voluntários.


        • (Mensagem no Grupo e Notícias *****

>>> O MI do grupo e as notícias serão utilizados de forma responsável. Quando postamos alguma mensagem no chat do grupo, todos que estão on-line a recebem. E, neste canal, todos têm o direito de NÃO ver spam, propaganda ou bate-papo pessoal prolongado.

Orientações de Conduta e Comportamento - Big Six


Bem vindo ao mundo do Second Life®

Esperamos que você tenha uma experiência enriquecedora, repleta de criatividade, comunicação e diversão.

Os objetivos das normas da comunidade são simples: tratar os outros usuários com respeito e sem assédio, respeitar as regras locais da maneira indicada pelas classificações do simulador e não praticar qualquer atividade preconceituosa que difame um indivíduo ou uma comunidade real.

    • Orientações de Comportamento -"Big Six"- os Seis Grandes Erros **

Dentro do Second Life, queremos proporcionar aos residentes a opção de moldar suas experiências específicas e permitir-lhes tomar suas próprias decisões. As normas da comunidade estabelecem seis comportamentos - os 'seis grandes erros' - que resultarão em suspensão ou, se violados repetidamente, na expulsão da comunidade do Second Life.

As normas da comunidade se aplicam a todas as áreas, fóruns e site do Second Life.

I -INTOLERÂNCIA O combate à intolerância é um dos fundamentos das normas da comunidade do Second Life. Ações que marginalizam, menosprezam ou difamam indivíduos ou grupos, inibindo a troca de idéias e a satisfação, diminuem a comunidade do Second Life como um todo.

O uso de linguagem depreciativa ou humilhantes ou imagens em referência à raça de outro residente, etnia, gênero, religião ou orientação sexual são proibidas no Second Life.

II - ASSÉDIO Devido aos múltiplos recursos do Second Life, o assédio pode acontecer de muitas maneiras. Comunicar-se ou comportar-se de forma grosseira, intimidadora ou ameaçadora; constituir avanços ou pedir favores sexuais; bem como comportamentos que causem mal-estar ou tensão são exemplos ASSÉDIO.

III - AGRESSÕES A maioria das áreas no Second Life são identificadas como seguras. Agressão no Second Life significa: atirar, empurrar ou atropelar outro residente em uma área segura (consulte as Normas Globais, abaixo); criar ou usar objetos de script que única ou persistentemente sejam dirigidos a outro residente e o impedem de se divertir no Second Life.

IV- PRIVACIDADE Os residentes têm direito a um nível razoável de privacidade em relação às suas experiências no Second Life. A divulgação de informações pessoais sobre um residente, incluindo sexo, religião, idade, estado civil, raça, preferência sexual e localização no mundo real, além do que é fornecido pelo residente na página "Vida Real" em seu perfil de residente, é uma violação da privacidade de tal residente. Monitorar conversas remotamente, postar logs ou compartilhar logs de conversas, sem consentimento, são práticas proibidas no Second Life e nos fóruns do Second Life.

V - REGIÕES Adultas, Grupos e Listas Second Life é uma comunidade adulta, mas o conteúdo, atividade ou comunicação adulta não são permitidos em todo e qualquer lugar do Second Life. Esse material é permitido apenas em regiões particulares, ou no continente de Zindra. Em ambos os casos, qualquer conteúdo adulto, atividade ou comunicação, que se enquadre na definição de maturidade Adulta, deve estar em regiões designadas como "adulto", e será filtrado de contas não-verificadas. As demais regiões poderão ser designados como "(M) moderado ou Mature" ou "(G) Geral ou PG ".

Para mais informações sobre como designar terra, eventos, grupos e listas classificadas, leia atentamente => http://wiki.secondlife.com/wiki/Linden_Lab_Official:Maturity_ratings:_an_overview/pt


  =>   Definições Maturidade  (G), (M) e (A)

¹ (G) - GERAL ou PG => Alguns residentes desejam ter no SL uma experiência distinta do que ocorre nas regiões Mature e Adult. Regiões PG são áreas onde você agiria como se estivesse na frente da sua avó ou de uma turma da escola primária. Instituições como universidades ou empresas do mundo real, por exemplo, provavelmente devem designar suas regiões como PG. Os proprietários de regiões que desejam hospedar esse tipo de experiência no Second Life podem (mas não precisam) designar suas regiões como PG.

- Uma região pode ser designada como PG se não anunciar ou disponibilizar conteúdo ou atividade sexualmente explícita, violenta ou que represente nudez. Da mesma forma, objetos com alguma finalidade sexual como "sex beds" ou "pose balls" não podem ser colocados ou vendidos em regiões PG.

² (M) - MODERADO ou Maduro => A designação "Moderado" ou Mature no Second Life é usada para a maioria das atividades comuns cujo conteúdo não é considerado Adulto. Por exemplo, boates e clubes (a menos que estes promovam conduta sexual e apareçam na busca como de conteúdo adulto), bares, lojas e shoppings, galerias, locais para apresentações musicais, praias, parques (e outros espaços destinados à socialização, criação e aprendizagem) possuem a designação "Para maiores", desde que não hospedem conteúdo ou atividades de conteúdo adulto promovidas publicamente.

- Nestes locais vamos encontrar uma enorme variedade de temas e conteúdo. Por exemplo, as lojas que vendam roupas ou objetos "sexy" podem em geral residir em regiões Mature em vez de Adulto. Boates que apresentam atos "burlescos" (que incitam ao riso por serem ridículos) podem estar nas regiões Mature, desde que não promovam conduta sexual, como aquelas realizados com pose balls (seja em "quartos dos fundos" ou em espaços mais visíveis). No entanto, se qualquer um desses estabelecimento tiver referencia na busca de conteúdo adulto, poderá ser categorizado como Adult e ser bloqueado nas buscas de conteúdo não-adulto.

- Em geral, os grupos, eventos e classificados relacionados a essa variedade mais ampla de atividades devem também ser designados como Mature.


³ (A) - (ADULTO) => Regiões com comportamento ou conteúdo sexualmente explícito, violência intensa ou o uso de drogas; deve ser designadas como "Adulto" e exigir a verificação da conta, se anunciar ou promover publicamente o seguinte:

- Representações de atos intensamente violentos, sejam fotorrealísticos ou não (por exemplo, que representem morte, tortura, mutilação ou lesões corporais graves); - Nudez fotorrealística, sendo que fotorrealístico significa que a imagem é uma fotografia ou não pode ser distinguida de uma foto; - Apresente espaços, atividades ou conteúdo com tema explicitamente sexual (fotorrealístico ou não); Sendo o termo "tema sexual" de conotação ampla, inclui qualquer comportamento ou atividade de natureza sexual. - Grupos, listas de eventos e anúncios de classificados que fazem referência a esses temas ou conteúdo devem também ser designados como "Adulto".

A Linden Lab impõe essas regras. No entanto, não pode monitorar toda conduta e conteúdo efêmero no Second Life. Portanto, empregamos vários fatores para implementar esta política de designação de Conteúdo Adulto:

=> Em primeiro lugar, as regiões, grupos, eventos ou listas de anúncios classificados que empregam tags de busca de comportamento ou conteúdo adulto claramente sugestivo deverão apresentar a respectiva designação "Adulto" e não estarão visíveis para os residentes cujas contas não foram verificadas.

- Segundo, nós conduziremos um monitoramento pró-ativo e confiaremos em denúncias de abusos (RAs) que identificarem conduta ou conteúdo adulto promovido ou anunciado publicamente. Pontos onde conduta ou conteúdo adulto seja anunciado ou promovido publicamente devem ser designados como Adulto (ou o conteúdo deve ser removido). A Linden Lab define a designação dessas regiões se o conteúdo adulto não for removido.

- Podemos levar em conta se uma conduta ou conteúdo adulto, seja evidente ou denunciado em uma determinada região tem uma função puramente passiva ou extremamente limitada ou se possui uma função cultural ou educacional importante e, portanto, se seria apropriado para todo o público do Second Life.

- Como com todas as atividades denunciadas por violação das nossas políticas, nós revisaremos ativamente todas as denúncias de conteúdo adulto e forneceremos aos residentes um canal para que possam refutá-las.

A Linden Lab criou um "continente adulto" para uso especial - Zindra - um "continente" alternativo onde atividades e conteúdo adultos possam ser localizados e encontrados com facilidade pelos residentes. Os proprietários que desejam hospedar atividades adultas ou disponibilizar conteúdo adulto podem:

- Localizar-se nesse continente adulto; - Localizar-se em uma região que tenha sido designada por seu proprietário como Conteúdo adulto;

Os proprietários das regiões são responsáveis por designar o nível de maturidade de uma região. É esperado que os ocupantes de regiões se localizem em uma região adequada à sua conduta e ao seu conteúdo.

VI - Perturbação da paz Todo residente tem o direito de viver em paz a sua vida no Second Life. A perturbação de eventos agendados, a transmissão insistente de publicidade indesejada, o uso de sons repetitivos, despejar itens ou outros objetos que intencionalmente diminuam o desempenho do servidor ou restrinjam a capacidade de outro residente de aproveitar o Second Life, são exemplos de perturbação da paz.


      • Políticas e vigilância ***

NORMAS GLOBAIS:

a) classificações locais Todas as áreas do Second Life, incluindo o Web site www.secondlife.com são regidas pelas normas comunitárias. Regiões dentro do Second Life estão marcados como seguro ou inseguro e devem ser designadas pelo titular da conta SL como "Adulto", "Moderado" ou "Geral".

- O comportamento dos Residentes dentro de cada região devem estar em conformidade com a respectiva classificação local.

b) Aviso, suspensão, expulsão O Second Life é uma sociedade complexa e pode levar algum tempo até que novos residentes entendam completamente os costumes e hábitos locais. Geralmente, as violações das normas da comunidade resultarão primeiramente em um aviso, seguido por uma suspensão e, por fim, a expulsão do Second Life. Os representantes no mundo virtual, chamados de elos de ligação, podem ocasionalmente resolver problemas de disciplina com a remoção temporária do Second Life.

c) Ataques globais Objetos, scripts ou ações que interferem de maneira geral ou atrapalham a comunidade, servidores ou outros sistemas relacionados ao Second Life não serão tolerados de forma alguma. Nós o consideraremos responsável por todas as suas ações ou pelas ações de objetos e scripts pertencentes a você.

- SandBoxes estão disponíveis para testar objetos e scripts que possuem componentes que possam ser de difícil gerenciamento ou cujo comportamento seja imprevisível.

- Se você optou por usar um script que atrapalha sensivelmente a operação do Second Life, as ações disciplinares resultarão em uma suspensão de, no mínimo, duas semanas, possível perda de inventário no mundo virtual e uma análise da sua conta para provável expulsão do Second Life.

d) Contas alternativas Embora os residentes possam ter no Second Life mais de uma conta, o uso específico ou consistente de uma conta alternativa para assediar outros residentes ou violar as normas da comunidade não é aceitável. As contas alternativas geralmente são tratadas de maneira separada da conta principal de um residente, mas o uso malicioso da conta alternativa poderá e resultará em ação disciplinar na conta principal.

e) Responsabilidade do comprador A Linden Lab não exerce controle editorial sobre o conteúdo do Second Life e não fará nenhum esforço específico para analisar as texturas, os objetos, os sons ou outros tipos de conteúdo criados dentro do Second Life. Além disso, a Linden Lab não certifica ou garante a operação no mundo virtual de jogos, máquinas de venda automática ou pontos de venda; os reembolsos devem ser solicitados aos donos de tais objetos.

f) Reportar Abusos Os residentes devem relatar as violações das normas da comunidade usando a ferramenta "Reportar Abuso" localizada no menu Ajuda na barra de ferramentas no mundo virtual. Nós analisamos esses relatórios de uso indevido e a identidade do relator será mantida em caráter confidencial.

SOCIOS


Atuamos em cooperação para apoio mútuo e na ajuda a todo e qualquer residente falante da Língua Portuguesa no Second Life com os Grupos



Portucalis é um grupo de sete amigos, juntos com o mesmo propósito: divertir-se nos tempos livres, nesse metaverso chamado Second Life. Com histórias para contar, ideias a explorar, experiências e projectos a desenvolver.

A ACADEMIA Desde Julho de 2007 Academia é uma escola de referência em SL, quer no panorama nacional português, quer noutras nacionalidades. A Academia tem vindo a colaborar com formações em RL provenientes de várias instituições do Ensino Superior português, acompanhadas por instituições do mesmo nível de ensino de outros países (nomeadamente, Espanha, Brasil, Argentina e Estados Unidos da América). Também já foram apresentados papers em congressos internacionais, com publicação em revistas da especialidade com referees, que “atiram” a Academia para um patamar internacional, no âmbito da educação.



FOTOS DA AJUDA