Statistics Bar Guide/pt

From Second Life Wiki
Jump to: navigation, search

O que é a barra de estatisticas

A barra de estatistica apresenta uma lista detalhada de informações sobre a performance do computador e do mundo do Second Life. Enquanto a quantidade de informação pareça ser confusa, sabendo-se o que olhar, pode lhe dizer muito sobre o que está acontecendo no Second Life.

Como eu vejo a barra de estatisticas?

Selecione View > Statistics Bar no topo da janela do Second Life.

O que todas essas coisas significam?

Iremos através cada sessão em detalhes.

Básico

Mostra a informação básica da performance do seu Second Life. Clique na palavra Basic para esconder ou mostrar esse painel.

FPS: O numéro de vezes por segundo que seu computador estpa redesenhando(ou atualizando) o que está em sua tela. Números elevados são melhores. Uma taxa de framerate entre 15-30 frames por segundo (FPS) é algo parecido com a recepção de um canal de televisão.

Bandwidth: Quantos dados estão sendo transferidos entre seu computador e o mundo do Second Life. Esté número varia muito dependendo de sua conexão e de suas configurações, aonde voce está, o que está acontecendo, e se voce ainda estiver carregando alguma coisa (Objetos/texturas/etc) que estão em seu campo de visão. Se a Bandwidth está em 0 kbps, alguma coisa está errada (voce pode estar parcialmente desconectado).

Packet Loss: A quantidade de dados sendo perdidos durante a viagem através de seu computador e o servidor. Qualquer perca diferente de 0 é muito ruim. Perca de pacotes pode ser causado por servidores que estão morrendo ( de qualquer forma, todos na região devem estar expericiando o mesmo), uma conexão ruim entre voce e o second life (possivelmente um roteador ruim entre seu provedor de internet e o second life, ou congestionamento do seu provedor), ou problemas locais na rede ( rede sem fio, ou dispositivos de segurança, como firewall ou segurança no seu computador).

Ping Sim: Quanto tempo demora para os dados do seu computador para a região em que se encontra. Isto depende de sua conexão de internet. Se o Ping SIM é alto e o ping do usuário não, então o servidor pode estar tento problemas.

Avançado

Mostrá um monte de detalhes minuciosos sobre a performance do seu Second Life. Muitos desses detalhes são menos importantes que os básicos ou do Simulador. Clique na palavra Avançado para esconder ou mostrar esse painel.

Render: Mostra informações relacionadas em relação a renderização do mundo do second life.

KTris Drawn: (por Quadro) Objetos 3D gerados pelo computador são construídos por base de triangulos, ou “tris”, em cada quadro da cena atual.

KTris Drawn: (por Segundo) Está é uma contagem do número de triangulos (“tris”) renderizados por Segundo.

Total Objs: O numéro de objetos visualizados no momento, que inclui:

  • Prims
  • Avatares
  • Terrenos
  • Arvores
  • Grupos de particulas
  • Água

New Objs: O número de objetos sendo baixados por Segundo.

Texture: Informação detalhada de texturas atualmente em uso. Clique na palavra textura para esconder ou mostrar esse painel.

Count: O numéro de texturas unicas sendo carregadas pelo programa.

Raw Count: O numero de texturas carregadas pelo programa que foram paginadas (estão na memória da aplicação e não na memoria fisica).

GL Mem: O montante de memoria do driver sendo consumida pelas texturas.

Formatted Mem:

Raw Mem: O montante de memoria da aplicação sendo consumida pelas texturas.

Bound Mem: O tamanho total de memória que as texturas usam para renderizarem por quadro.

Network: Informação em breve!

Simulator: Mostra as estatisticas para cada região (simulador) que voce está no momento. Clique em simulador para esconder ou mostrar esse painel.

Lendo os números

Por causa das mudanças do modelo de execução do simulador, muitas estatisticas que eram usadas para medir a performance do simulador mudaram. Abaixo está um sumário detalhado sobre o que é baseada as estatisicas de performance do sumilador baseados na base de dados.

Todos os numeros abaixo são para simuladores rodando em uma única CPU. Em simuladores que não rodam dessa forma (simuladores de agua, etc), esses números são diferentes.

A seguir as estatisticas diferentes no painel de estatisticas do simulador (acessado via Ctrl-shift-1 or ou pelo menu Client).

Time Dilation – A taxa de simulação fisica relative ao tempo real. 1.0 significa que o simulador está rodando em velocidade total; 0.5 significa que a física está rodando pela metade da velocidade.

Sim FPS – A taxa de quadros do simulador. Isto deveria ser sempre igual a taxa de quadros física – 45.0 quando tudo estiver correndo bem.

Physics FPS – A taxa de quadros no qual o sistema físico esta rodando. Isto deve estar normalmente ou perto dos 45.0.

Agent Updates/Sec: A taxa no qual os agents do simulador estão sendo atualizados. Normalmenten 20 atualizações por Segundo, isso irá diminuir, se o simulador tiver um numero de agentes maior.

Main Agents – O Número de agentes(usuários) que estão no simulador.

Child Agents – O numéro de agentes que não estão no simulador, mas podem ver.

Objects – O numero total de primitivos no simulador. Este valor não inclui primitivos sendo usados nos avatares.

Active Objects – O numero de objetos contendo scripts ativos no simulador. Este valor não inclui objetos vestidos, a nao ser que o avatar que esta usando esteja sentado em um objeto com um script.

Active Scripts – O numero de scripts rodando no simulador, incluindo scripts vestidos em agentes e obhetos.

Script Perf – Numero de codigos LSL sendo executados por segundo no simulador. Note que este é o numero ATUAL de instruções senod executas por segundo. Não um maximo teorico de codigos por segundo. Se seu simulador não estiver rodando muitos scripts, este numero será baixo mesmo com a performance boa.

Packets In – Pacotes UDP sendo recebidos pelo simulador.

Packets Out – Pacotes UDP sendo transmitidos pelo simulador.

Pending Downloads – Número de download em espera que faltam no simulador. Se for maior que 1, isso significa que voce terá atrasos vendo textos e scripts, e colocando objetos.

Pending Uploads – Numero atual de uploads em espera faltando. Se esse número for não-zero, isso significa que talves haja problemas de performance como quando tentar se teleportar.

Total Unacked Bytes – O tamanho dos pacotes esperando serem aceitos pelo servidor. Um numero alto indica um Pipe fino ou outros possiveis problemas entre o visualizador e o simulador.

  • Time: A seguir os diferentes tempos listados na sessão de tempo da barra de estatisticas. Clique em tempo para esconder ou mostrar esse painel

Total Frame Time – A soma do tempo total dos valores abaixo, isso mede quanto tempo o simulador leva para toda tudo que o simulador tem que fazer para cada quadro.

  • o < 22 ms – O simulador está saudavel, tudo esta rodando rapido como deve, e mais scripts podem ser adicionados sem reduzir a performance individual dos scripts.
  • o approx. 22 ms – O Simulador está saudavel, porem provavelmente ha muitos scripts e agentes no simulador, signfica que a execucao dos scripts irá ficar mais devagar em ordem de manter a taxa de quadros do simulador.
  • o > 22 ms – O Simulador está experenciando um carregamento severo, tanto de fisica como do numero de agentes, tanto que ate mesmo diminuindo o numero de scripts pode nao ser suficiente para compensanr. A taxa de quadro do simulador será reduzida como resultado.

Net Time – O Montante de tempo gasto respondendo a dados vindos da rede.

Sim Time (Physics) – O montante de tempo que o quadro gastou rodando simulação fisica. No geral, isso deve ser abaixo de 5 milisegundos.

Sim Time (Other) – O montante de tempo que cada quadro roda em outros simuladores (movimentação de agentes, simulação do clima, etc.)

Agent Time – O montante de tempo gasto atualizando ou transmitindo dados de objetos para agentes.

Images Time – O montante de tempo usado para atualizar e transmitir dados de imagens para os agentes.

Script Time - O montante de tempo gasto rodando scripts.