Building tips/pt

From Second Life Wiki
Jump to: navigation, search

Dicas de construção

KBtip2.png Dica: Para ter uma visão geral das ferramentas disponíveis para a construção de objetos no mundo virtual do Second Life, consulte o artigo: Ferramentas de construção.

O recurso de aglutinar objetos

Um objeto aglutinado é a combinação de um grupo de objetos pegos ou devolvidos ao seu Inventário. Você pode usar a tecla shift para selecionar ou para arrastar um grupo de dois ou mais objetos aglutinados.

Faça esta experiência para localizar objetos aglutinados em seu: Inventário:


Kb Coalesced object experiement.png


  • Crie três cubos.
  • Nomeie os cubos, algo como: Cubo 1, Cubo 2 e Cubo 3.
  • Selecione todos os cubos, pela seguinte ordem: Cubo 1, Cubo 2 e Cubo 3.
  • Pegue ou retorne estes objetos.
  • Localize o objeto aglutinado em seu Inventário.
  • O objeto aglutinado tem o nome do último objeto que foi selecionado.


Como mostra este experimento, os objetos que se se uniram, são encontrados em: Meu inventário com o nome do último objeto selecionado. Quando os objetos selecionados são pegos no mundo virtual vão para a pasta: Objetos. Quando os objetos são devolvidos, o objeto aglutinante vai para a pasta: Achados e Perdidos (em inglês: Lost And Found).

KBnote.png Observação: Objetos únicos no Inventário tem um ícone que se parece um cubo (Inv item object.png), enquanto que um grupo de objetos aglutinados, têm um ícone que se parece com uma pilha de cubos (Inv item object multi.png).

Relações espaciais entre os objetos aglutinados

Quando um objeto é colocado no mundo virtual, ele tem coordenadas que identificam a sua localização na rede de computadores que compõem o SL. As coordenadas XYZ são relativas à região a onde o objeto está colocado. Quando mais de um objeto é pego ou devolvido como um objeto aglutinado e depois é feito o rezzed (criação) em um novo local, cada objeto mostra diferentes valores XYZ, em relação ao novo local, no entanto os objetos mantem a relação espacial entre eles.

Ou seja se o Cubo 1 está a 2,50m do Cubo 2, ao serem pegos ou retornados ao seu Inventário, e sendo novamente colocados em uma Região, o Cubo 1 estará a 2,50m do Cubo 2.


Agora que você viu como os objetos mantêm suas relações espaciais uns com os outros, você pode usar esta informação, ao criar um objeto aglutinado em uma grande parcela de terra e depois fazer o rezzing desse objeto em uma parcela menor. Uma vez que os objetos aglutinados mantem suas relativas posições espaciais, você vai precisar de dispor de bastante metros quadrados de terra, para fazer novamente o rez do objeto aglutinado.

Advertências sobre objetos aglutinados

  • Rezzing de um objeto aglutinado próximo a fronteira da parcela/região, pode resultar que os objetos sejam devolvidos ao Inventário.
  • Proprietários de regiões privadas podem fazer o rez de árvores Linden. Ao usar o método clicar-arrastar-selecionar para o seu conteúdo, certifique-se que na área de seleção, não contenha árvores Linden, a menos que você esteja planejando fazer o rez de um objeto aglutinado, em uma Região que você seja o proprietário. Tome as mesmas precauções ao usar as teclas: Shift-Select.
  • A seleção de objetos em movimento, pode causar esses objetos vão para fora da ilha, quando você fizer o rez do objeto aglutinado. Pegue em separado esses objetos ao Inventário, ou desative todos os scripts, em todos os objetos que forem selecionados. Então selecione na janela do seu Visualizador por: Construir > Scripts > Scripts em modo não execução.


KBcaution.png Importante: Se um objeto aglutinado contém um ou mais objetos não copiáveis e é feito o rezzed junto a um parcela onde a construção não é permitida, o conteúdo não irá retornar ao seu inventário, resultando em perda de conteúdo.


KBcaution.png Importante: Um máximo de 1.000 scripts podem ser rezzed de uma vez! Se você estiver criando um objeto aglutinado com muitos scripts, tente criar uma seção que contenha os scripts, de modo que você será capaz de fazer novamente o rez desses objetos. Se você tiver um conteúdo valioso, pegue este item ao seu Inventário, antes de pegar ou retornar os seus outros itens.

Sandbox

Sandbox é uma palavra em inglês que significa caixa de areia.

Uma caixa de areia é um local para realizar trabalhos e experimentos e no final, a caixa de areia volta a ser limpa, para futuros experimentos.

Uma sandbox é uma parcela de terreno que permite a prática da construção. São um espaço para a criatividade e para o caos.

Existem várias caixas de areia para fins específicos - como sandbox para testes de armas - mas a maioria, são simplesmente para a construção regular.

Dentro de cada sandbox existem placas onde se deixa bem claro, que tipo de atividades são permitidas. As sandboxes costumam ter retorno automático ativado, para poder limpar-se várias vezes ao dia

Antes de construir, procure pelas informações sobre o tempo de retorno, para que não seja pego de surpresa. Desde que as sandboxes são áreas para o experimento, elas também podem ser instáveis ​​- não se esqueça de fazer regularmente backups (cópias de segurança) de tudo que seja importante para o seu inventário.

Geralmente as sandbox possuem desabilitado os scripts. Assim se levar uma caixa que contém uma residência, ao clicar na caixa, ela não vai desempacotar.

Caso deseja abrir uma caixa que recebeu de uma loja, devido a ser um presente (gift) ou decorrente de uma compra, verifique se na loja não existe uma área de rez, ou seja, uma área onde seja permitido abrir caixas. As sandboxes costumam apresentar muito lag (demora).

Para poder abrir os seu pacotes de forma mais tranquila, uma opção seria voar para o alto da sandbox e vestir uma HUD que crie uma grande plataforma horizontal bem no alto, onde possa colocar o seu avatar. A HUD U-Bar é gratuita e a plataforma é criada marcando a opção: Builder's Platform.

Sandboxes públicas da Linden

Estas são sandboxes em Regiões completas, de propriedade da Linden Lab:

* Sandbox Cordova - Todos os scripts desligados. Scripts de empurrar desligado.
* Sandbox Goguen - Scripts de empurrar desligado.
* Sandbox Newcomb - Todos os scripts desligados. Scripts de empurrar desligado.
* Sandbox Island - Scripts de empurrar desligado.
* Sandbox - Testes de armas, sem dabo (Scripts de empurrar ligado; dano desligado.
* Combat (sandbox) - Red Team's HQ - Dano ligado; você poderá ser morto aqui (e teletransportado para casa).
* Combat (sandbox) Rausch - Dano ligado; você poderá ser morto aqui (e teletransportado para casa).
* Combat (sandbox) - Blue Team's HQ - Dano ligado; você poderá ser morto aqui (e teletransportado para casa).

Há também estas sandboxes ocupando apenas uma parcela de uma, são menores do que as listadas acima, mas ainda útil se você estiver por perto:

* Sandbox Morris - Script ativados.
* Sandbox Plum - Scripts ativados.
* Aqui uma "landbox" para terraformação - Livre para modificar o terreno.

Sandboxes públicas de propriedade de Residentes

Estas sandboxes são de propriedade de Residentes e podem ter recursos adicionais e restrições. Você pode encontrar muitas outras sandbox usando a: Busca e procurando por: "Sandbox".

* Sandbox OA - Sandobox do grupo Lanterna Verde - Scripts ativados.
* Public Sandbox (Open Source Code Developers) - NÃO tem auto limpeza e tem os script ligados.
* Combat (sandbox) Core - Dano ligado; você poderá ser morto aqui (e teletransportado para casa).
* Ferox Tropical Island Sandbox
* Little Blue Island Sandbox

Construindo com outros Residentes

Existem duas maneiras para permitir que amigos editem os seus objetos no Second Life. Isso é muitas vezes referido como construção colaborativa ou criação colaborativa. É uma maneira útil para permitir que grupos de pessoas colaborem em um projeto de construção em equipe.

Construção entre membros de um grupo

  • 1. Clique com o botão direito do mouse no objeto e escolha: Editar, para abrir a janela da ferramenta de construção.
  • 2. Clique na guia: Comum.
  • 3. Clique no ícone de uma chave inglesa, situada à direita de: Grupo e atribua ao objeto, o grupo de seus amigos.
  • 4. Marque a caixa de seleção situada abaixo, denominada: Compartilhar.
KBnote.png Observação: Se você quiser outros membros do grupo sejam capazes de tirar cópias de seu objeto, você deve certificar-se para configurar as permissões do próximo proprietário (como modificar, copiar, transferir) de forma apropriada.
KBnote.png Observação: Qualquer outro membro do grupo será capaz também de editar o objeto. Membros do grupo só podem editar objetos, que sejam compartilhados com o grupo.

Permissões em objetos relacionados ao grupo (e permissões a amigos) são explicadas neste tutorial em vídeo (em inglês):

Construção entre amigos

  • 1. Abra a sua lista de amigos, clicando no botão: Pessoas na janela do seu Visualizador e clique na guia: MEUS AMIGOS.
  • 2. Clique no ícone perfil de seu amigo.
  • 3. Clique o ícone engrenagem . Um menu flutuante aparece. Escolha: Autorizações.
  • 4. A janela: Autorizações se abre.
  • 5. Selecione a caixa de edição: Pegar, editar ou excluir objetos meus.
KBcaution.png Importante: Isto dá a seu amigo, a habilidade de editar todos os de seus objetos.


Existem algumas coisas que você deve estar ciente no que diz respeito a construção colaborativa:

  • Os seus parceiros colaborativos apenas podem editar objetos que você fez o rezzed. Ninguém, mas você nunca vai ter acesso ao conteúdo do seu Inventário, então se você quiser dar a alguém autorização para editar um objeto que você possui, você precisa em primeiro lugar, fazer o rez do objeto no mundo virtual.
  • Seus parceiros de colaboração não poderão editar um objeto, se as permissões do próximo proprietário não estiverem autorizadas.
  • Não é tecnicamente possível ligar dois prims, se eles são de diferentes proprietários.

Certificando-se que é exibido como o criador de um objeto

Às vezes acontece que uma pele (skin) ou a forma (shape) que você tenha modificado e preparado para vender, ainda lista alguém como o seu criador. (Para ver o criador de um item, clique com o botão direito do mouse no item do seu Inventário e selecione: Propriedades. Isto tende a acontecer se você usar um dos nossos modelos de avatar padrão que estão no seu Inventário, em: Biblioteca > Na pasta: Vestuário.

Se o item é totalmente permissivo, então não há restrições funcionais: você pode modificar e vendê-lo. Por uma questão de coerência, você ainda pode preferir ter o seu nome listado como o seu criador.

Para certificar-se de que o seu nome está listado, como o criador de um objeto:

  • 1. Clique no ícone inventário .
  • 2. Clique no botão + situado na parte inferior. Você verá que você pode fazer novos tipos de itens como: scripts, notecards, gestos, roupas e partes do corpo. Todos estes itens irão listar você, como o seu criador. Experimente e veja!

Enquanto que você não possa mudar o criador de um item, você pode copiar as características de um item modificável, ​​para outro item que lista você como criador. Por exemplo, uma forma do corpo (shape) é composto por inúmeras configurações de controle deslizante, você pode reproduzir o formato, usando as mesmas configurações do controle deslizante.


KBcaution.png Importante: Respeite a propriedade intelectual! Não utilize a técnica acima descrita para infringir os direitos autorais de uma pessoa.


Todos os objetos que originalmente você fez o rez, são criados em seu nome. Se você ligar vários objetos formando um linkset (Nos menus do Visualizador: Construir > Link), o último prim selecionado, terá visível o nome do seu criador, quando as propriedades de um objeto são mostradas, embora isso não conte toda a história da criação do objeto.

Para mostrar todos os criadores de cada prim de um objeto:

  • Clique com o botão direito do mouse no objeto que está no mundo virtual.
  • Clique no menu flutuante em: Perfil do objeto. A janela: Perfil do objeto se abre.
  • Clique no botão: Detalhes, situado na parte inferior da janela.
  • A janela: EXAMINAR OBJETOS se abre, exibindo uma listagem individual de cada prim e quem originalmente o criou.

Veja também