Creating clothing and tattoos/pt

From Second Life Wiki
Jump to: navigation, search

Criando roupas e tatuagens

Criando roupas

Roupas no Second Life® podem se referir a duas coisas:

  • Itens de vestuário com mesh - Estes itens incluem texturas que são lançadas ​​diretamente no mesh do avatar em uma específica localização, bem como dispor de ajustes personalizáveis​​, como o comprimento e a altura. Existem 9 tipos de roupas em mesh, incluindo camisas, calças e meias. Este artigo aborda como criar esse tipo de roupa.
  • Objetos feitos de prims - Estes itens são anexados a determinados pontos específicos de fixação de seu avatar. Muitos estilistas fazem saias com prim, punhos, golas e sapatos em conjunto com roupas em mesh, para criar vestidos com efeito mais enriquecedor. Você pode saber mais sobre anexos em nossos artigos sobre: Ferramentas de construção e anexando itens ao avatar.

Se um item de vestuário em mesh é modificável, você pode alterá-lo editando em: Aparência.

KBnote.png Observação: Se um item no Inventário diz: "não modificável" (em inglês: no modify), significa que ele não pode ser alterado.

Você pode criar texturas personalizadas para roupas usando um editor de imagens como o Adobe Photoshop ou o GIMP. Há muitas maneiras de fazer isso, visitando o tutorial sobre: Vestuário, disponibilizando modelos e guias.

Criando novas roupas no modo Aparência

  1. Se você quiser usar uma textura personalizada em um vestuário, selecione: Construir > Upload > Imagem (L$10)... para adicioná-la ao: Inventário.
  2. Clique com o botão direito do mouse em seu avatar e escolha: Minha aparência. A janela: APARÊNCIA se abre.
  3. Clique no ícone de uma engrenagem situada no canto inferior esquerdo e selecione: Roupas novas.
  4. Selecione o item de vestuário que você deseja criar (por exemplo: Nova camisa). Automaticamente o item aparece no seu avatar.
  5. Ajuste os controles deslizantes até que a roupa fique na forma que desejar.
  6. Clique na caixa: Textura, para selecionar uma textura para o seu vestuário a partir do: Inventário, ou arraste uma textura do seu: Inventário para a caixa: Textura. Ela é aplicada ao seu item de vestuário e torna-se visível dentro de alguns instantes.
  7. Se desejar, clique em: Cor/Matiz para adicionar uma cor para todo o artigo de seu vestuário.
  8. Clique em: Salvar como situado no canto inferior esquerdo da janela: APARÊNCIA.
  9. Adicione uma descrição na caixa de texto e clique em: OK para salvar o seu trabalho.
  10. Na guia Editar look, remova qualquer item de roupa que você não deseja usar, clicando no X situado à sua esquerda ou clicando no botão direito do mouse no avatar e selecionando: Tirar.

Criando novas roupas fora modo de Aparência

  1. Abra o seu: Inventário e escolha ou crie uma pasta na qual deseja colocar novas roupas.
  2. Clique com o botão direito do mouse na pasta e escolha: Novas roupas > [nome do item de vestuário].
  3. Renomeie o item do vestuário, como desejado.
  4. Para adicionar uma textura ou para editar a nova roupa, dê um duplo clique nela para vesti-la e em seguida, clique no seu avatar e clique em: Editar meu look.
  5. Clique no ícone de uma ferramenta situada ao lado do item que deseja editar, ou clique com o botão direito do mouse no item, e selecione: Editar.
  6. Reveja as etapas do parágrafo acima de 7 a 10 para personalizar o seu item do seu vestuário.
KBnote.png Observação: Todas as roupas em mesh que você fizer usando: Novas roupas, vai mostrar o seu nome como criador original. Modificando roupas feitas por outra pessoa, mesmo que você mude a textura, não vai mudar o nome do criador.

Tutorial em vídeo

Este vídeo ilustra visualmente os passos acima indicado.

Criando tatuagens

Você pode aplicar texturas e imagens de sua própria concepção na pele de seu avatar. No entanto, a maioria dos avatares usam a camada da pele para criar peles (em inglês: skins) personalizadas e usa a camada de roupa, para criar tatuagens. Vamos aqui explicar como usar as tatuagens que você criou, usando tanto a camada da pele, como usando a camada de roupa.

Tatuagens, como outras formas de textura transparente no mundo virtual do Second Life®, requer uma parte especial de uma imagem conhecida como canal alfa. O canal alfa funciona como se fosse uma "cor escondida", que mostra onde se deve desenhar a textura e onde se deve permanecer transparente.

Uma utilização do canal alfa seria "pintar" uma janela em uma parede, sem que fisicamente construir-se a janela.

Quanto editando uma imagem detalhada e canais alfa, estes estão fora do escopo deste artigo. Você pode encontrar gabaritos de roupas do Second Life e outras informações úteis, na página de Tutoriais sobre roupas na wiki do Second Life.

Se você tem uma textura de uma tatuagem que você gostaria de aplicar no seu avatar, basta escolher um dos dois métodos a seguir.

KBtip2.png Dica: Não use o primeiro método se o seu avatar veste uma pele personalizada.

Para aplicar a tatuagem diretamente na sua camada de pele:

  1. Importe a sua textura para o seu: Inventário selecionando: Construir > Upload > Imagem (L$10)....
  2. Clique com o botão direito do mouse no seu avatar e escolha: Minha aparência.
  3. Clique no ícone em forma de uma engrenagem , situado no canto inferior esquerdo e selecione: Nova parte do corpo > Nova pele.
  4. Selecione a caixa apropriada: se a tatuagem é projetada sobre o seu rosto, dê um duplo clique na caixa: Tatuagem na cabeça (em inglês: Tattoo Head). Se a tatuagem é projetada para o seu peito, clique duas vezes na caixa: Tatuagem para peito (em inglês: Tattoo Superior). Se a tatuagem é projetada para as suas pernas, dê um duplo clique na caixa: Tatuagem de pernas (em inglês: Lower Tattoo).
  5. Uma dica: Abra a janela: Textura. Selecione e dê um duplo clique na textura desejada. Ela aparece na parte do seu avatar que você indicou.
  6. Clique em: Salvar.

Para aplicar a tatuagem como uma camada de roupa (use este esquema se você usa uma pele personalizada):

  1. Importe a sua textura para o seu: Inventário, selecionando: Construir > Upload > Imagem (L$10)....
  2. Clique com o botão direito do mouse no seu avatar e escolha: Minha aparência.
  3. Clique no ícone em forma de uma engrenagem situada no canto inferior esquerdo e selecione: Roupas novas > [nome do item de vestuário]
KBtip2.png Dica: As tatuagens geralmente funcionam melhor quando criadas como uma camisola ou como uma cueca para que elas apareçam sob camadas de roupas como camisas e calças.


  1. Ajuste os controles deslizantes até que a roupa fique na forma que desejar. Tenha em mente que as tatuagens devem ser apertadas.
  2. Clique na caixa: Textura para selecionar uma textura do seu: Inventário.
  3. Clique em: Cor/Matiz e aplique uma cor adicional para toda a tatuagem, se desejar.
  4. Clique em: Salvar como situado no canto inferior esquerdo para nomear e para salvar o seu trabalho.

Veja também