Graphics cards/pt

From Second Life Wiki
Jump to: navigation, search

Placas de Vídeo

KBtip2.png Dica: Se você quer saber mais sobre computadores que rodam bem o Second Life, veja em: Escolhendo um computador! (em inglês)

Conceitos básicos sobre placas de vídeo

A sua placa de vídeo (também chamada de placa gráfica) é o hardware (equipamento) que cria as imagens mostradas em seu monitor. Esta placa executa muito do trabalho envolvido no cálculo e no desenho do mundo em 3D, para programas como o Visualizador do Second Life.

Como resultado, a sua placa de vídeo desempenha um importante papel para a sua experiência no Second Life.

Para descobrir que tipo de placa gráfica você tem, veja como obter: Informações sobre o seu equipamento.

KBcaution.png Importante: Certifique-se de sua placa gráfica seja capaz de rodar o Second Life! Se a sua placa não atende aos nossos: Requisitos do Sistema, você pode não ser capaz de usar o Second Life como um todo. (no alto da página, em language, mude para: Português)

Placas de vídeo recomendadas

Placa gráfica recomendada para o Windows XP:

  • Placas gráficas NVIDIA
* Série 6000: x2600, x2900
* Série 6000: 275 GTX, 295 GTX
  • Placas gráficas ATI
* Série 6000: 8500, 8600, 8800
* Série 6000: 8500, 8600, 8800

Placa gráfica recomendada para o Windows Vista ou o Windows 7 (requer os drivers mais recentes):

  • Placas gráficas NVIDIA
* Série 6000: x2600, x2900
* Série 6000: 275 GTX, 295 GTX
  • Placas gráficas ATI
* Série 6000: 8500, 8600, 8800
* Série 6000: 8500, 8600, 8800

O Second Life pode não ser executado em placas gráficas diferentes das listadas acima.

Placas de vídeos incompatíveis

As placas a seguir NÃO são compatíveis com o Second Life:

  • Placas NVIDIA que se relatam como RIVA TNT ou TNT2
  • Placas ATI que se relatam como RAGE, RAGE PRO ou RADEON 320M, 340M, 345M ou como números de modelo semelhante
  • Chipsets da Intel menores que um 945, incluindo Intel Extreme
  • Placas com estas marcas: 3DFX, RIVA, TNT, SiS, S3, S3TC, Savage, Twister, Rage, Kyro, MILENNIA, MATROX

As placas a seguir não foram testadas com o Second Life e a compatibilidade não é certa:

  • Placas NVIDIA que se relatam como Quadro
  • Placas ATI que se relatam como RADEON IGP ou RADEON XPRESS
  • Placas ATI que se relatam como FireGL
  • Placas ATI que se relatam como FireMV

Sobre as placas de vídeo

Podemos agrupar as placas de vídeo em dois grupos: placas avulsas ou off-board e placas integradas à placa-mãe ou on-board.

O primeiro grupo, as placas off-board, constituem placas de vídeo que são separadas do resto do computador e que são bem mais potentes que o segundo grupo. São placas mais caras e provavelmente deverão rodar o Second Life. Estas placas são encaixadas em soquetes existentes no notebook ou no computador de mesa e por isso são chamadas de off-board.

O segundo grupo, as placas on-board constituem placas de vídeo que se encontram já instaladas na placa principal do computador. Estas placas de vídeo são de menor potência e permitem que o computador seja mais barato. O Second Life também roda em algumas destas placas, porém de forma mais degradada.

O que fazer se você está tendo problemas com a placa de vídeo

Primeiro pergunte no fórum dos Residentes do Second Life.

Em seguida, atualize se necessário, para uma versão mais recente de seu driver de vídeo. Isto pode corrigir bugs bizarros, como texturas distorcidas.

Fabricantes de placas de vídeo como a ATI e a NVIDIA costumam lançar mensalmente atualizações dos drivers de vídeo. Trata-se de um driver de vários megabytes que ao rodar em seu micro, ele detecta o modelo da placa de vídeo e instala o driver apropriado, evitando do usuário ter que navegar no site, a procura do driver do seu modelo.

Um site onde os drivers se encontram mais fáceis de se consultar é o site do FileHippo - seção drivers. Lá se encontram divers da ATI e NVIDIA.

KBcaution.png Importante: Siga sempre atentamente as instruções de instalação do fabricante. Isso pode envolver a desinstalação e a limpeza de qualquer vestígio da versão anterior, antes de instalar a nova versão, por vezes referido como uma: "Instalação limpa".

Links oficiais para os drivers de vídeo do Windows:

A Apple apresenta o seu hardware e software mais integrado que o Windows. Problemas com vídeo são menos prováveis, mas existem revisões e soluções alternativas, fornecida através do: Software Update.

Caso as soluções acima não resolvam o seu problema, tente procurar no: Relatório de bugs (em inglês), para o acompanhamento de problemas encontrados.

Ventilação

Devido ao intenso processamento das imagens do Second Life, recomenda-se o uso de uma base cooler para notebook para evitar o super-aquecimento da placa de vídeo. O mesmo se aplica aos micros de mesa. Certifique-se que sua ventilação funcione, use um pequeno pincel de pintor, para limpar o dissipador de sua CPU e o dissipador de sua placa de vídeo.

Veja também